Os três músicos, que partilham afinidades há vários anos, começaram a pensar neste projeto novo no verão passado, tendo entrado em estúdio em fevereiro para gravar as composições novas, escritas sobretudo por Marcelo Camelo e por Mallu Magalhães, explicou Fred Ferreira à agência Lusa.

O álbum é produzido pelos três, está praticamente finalizado e é, musicalmente, rock: "Está longe do que se possa pensar do que o Marcelo e a Mallu fazem agora e está fora da minha cena mais hip hop", disse.

O álbum sairá depois do verão, seguindo-se digressão ainda este ano pelo Brasil e, só depois, em 2015, em Portugal.

O nome do grupo, Banda do Mar, até pode remeter para o Atlântico que separa Portugal do Brasil, mas a explicação é mais prosaica: "Achámos o nome bonito. É uma coisa que os três gostamos, a imensidão do mar", justificou Fred Ferreira.

Marcelo Camelo e Mallu Magalhães, a viverem em Portugal, são dois conhecidos músicos brasileiros, com trabalho a solo e editado em Portugal.

Ex-Los Hermanos, Marcelo Camelo - que tem também nacionalidade portuguesa - editou em nome próprio os álbuns de originais "Sou/Nós" e "Toque Dela", enquanto Mallu Magalhães recentemente apresentou ao vivo em Portugal o mais recente trabalho, "Pitanga".

Frederico Ferreira tem sido um dos mais ativos músicos da atualidade, integrando os Orelha Negra, os Buraka Som Sistema e o novo projeto hip hop 5-30, com Carlos Nobre e Regula, repartindo ainda o tempo com a produção e a gestão de um estúdio com o músico Bernardo Barata.

@Lusa