O evento vai na sua terceira edição e, de acordo com o maestro Paulo Lourenço, já é o "maior festival coral existente em Portugal".

O facto de este tipo de festivais ter uma grande tradição no mundo ocidental levou a que Paulo Lourenço, em parceria com uma empresa de Singapura, inaugurasse em 2012 o Festival Coral de Verão, que desde então tem sido inserido nas Festas de Lisboa.

A edição deste ano traz, novamente, músicos de várias nacionalidades, mas foi em 2013 que o recorde foi ultrapassado.

"No ano passado tínhamos quase 30 nacionalidades a participar e isso é muito difícil de conseguir, mesmo em festivais muito conhecidos", o que se explica pela presença do “World Youth Choir, o coro da juventude mundial, e que tem cantores literalmente de toda a parte do mundo", afirmou Paulo Lourenço à Lusa.

No total, são dez os coros que vão estar envolvidos na competição, ainda que a ideia não seja "ver quem ganha", mas fazer com que, "durante os quatro dias do festival, todos os coros se juntem, cantem com agrupamentos diferentes, entre eles, separados”. “A ideia do festival é ser uma grande festa", referiu o maestro.

Na mesa do júri vão estar presentes os músicos Pedro Teixeira (Portugal), Néstor Enrique Andrenacci (Argentina), Lim Ai Hooi (Singapura), Eugene Rogers (Estados Unidos da América) e Werner Pfaff (Alemanha).

Arthur Honegger é o músico escolhido para a abertura do festival com a composição "Le Roi David", atuação que tem lugar na sexta-feira, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), pelas 21:00, e ao qual se seguem as atuações do Coro e Orquestra da Escola Superior de Música de Lisboa e da Orquestra Filarmonia das Beiras.

Por sua vez, o concurso tem início no sábado, no Grande Auditório do CCB, pelas 16:00, com o concerto do Coro Infantil do Instituto Gregoriano de Lisboa.

Na segunda-feira, pelas 19:00, também no Grande Auditório, os concertos de Downtown (Jazz Vocal Quintet) e de Polish National Youth Choir fecham o festival, seguidas de uma entrega de prémios e de uma atuação conjunta dos coros participantes.

@Lusa