
O festival, que foi hoje apresentado na capital espanhola, surge depois de duas edições completamente esgotadas do certame que este ano amplia a oferta, com um programa que decorre no teatro do ABC Serrano e nos Teatros do Canal.
Katia Guerreiro abre os concertos do festival com uma atuação a 21 de junho, seguindo-se, a 22, o guitarrista José Manuel Neto e, a 23, Camané, acompanhado pelo pianista Mário Laginha.
Os organizadores destacam que o certame se começa a consolidar como uma "referência para o mundo do fado em Espanha", suscitando amplo interesse entre o público espanhol e entre os portugueses residentes na capital espanhola.
Considerada a maior mostra de fado a nível internacional, a edição deste ano é dedicada ao tema "os poetas e as palavras do fado", que será explorado pelos congressistas convidados, Vasco Graça Moura, Ricardo Ribeiro e Vitor Pavão dos Santos.
Serão ainda projetados três filmes sobre fado "O rei sem coroa - Fernando Mauricio", de Diogo Varela Silva, "A Severa", de Leitão de Barros, e "Aldina Duarte - Princesa prometida", de Manuel Mozos.
O festival inclui ainda uma mostra do Museu do Fado e uma mostra gastronómica.
Paralelamente ao festival, será apresentada a iniciativa Casa do Fado, uma oportunidade, durante os três dias dos concertos - 21 a 23 de junho - para ouvir fado e experimentar comida e vinho português.
Será assim criada a réplica de uma casa de fados lisboeta, na Sala Redaccion do Centro Comercial ABC Serrano onde, a par de música, se oferecerá comida portuguesa, confecionada tanto por cozinheiros espanhóis como portugueses.
@Lusa
Comentários