![Jorge Barreto Xavier assina protocolos para celebrar Dia das Filarmónicas](/assets/img/blank.png)
Na mesma cerimónia, marcada para as 16h45, são assinados os protocolos entre o Museu da Música, a Confederação Musical Portuguesa e a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, tendo em vista a colaboração entre as três entidades para a execução e promoção do Núcleo Documental de Partituras, foi hoje divulgado pelo gabinete do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.
Refira-se que o Museu da Música, atualmente instalado no Alto dos Moinhos, em Lisboa, vai mudar-se para a ala sul do Palácio Nacional de Mafra, conforme anúncio feito em março passado aos deputados, por Jorge Barreto Xavier.
O Núcleo Documental de Partituras, que estará em funcionamento a partir de segunda-feira, “resulta de uma iniciativa da Direção-Geral do Património Cultural, em colaboração com a Câmara Municipal de Mafra, vai integrar o acervo do Museu da Música e terá como objetivo a salvaguarda, preservação e disponibilização ao público de várias peças fundamentais do repertório das bandas”.
No domingo, no âmbito desta da cerimónia de assinatura dos diferentes protocolos, o Governo antecipa os festejos do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, que é celebrado no dia 1 de setembro, com entrega, por Barreto Xavier, de Medalhas de Mérito Cultural a “personalidades/associações/bandas, em reconhecimento do trabalho que têm desenvolvido, ao longo dos anos, em prol da música portuguesa”, segundo o mesmo comunicado.
Os distinguidos “resultaram de um diálogo mantido com as duas confederações do sector, que apresentaram uma proposta conjunta de nomes/entidades a serem contemplados”, esclarece a mesma fonte.
A encerrar a cerimónia, pelas 18h00, no jardim do Cerco, em Mafra, realiza-se um concerto protagonizado pelas bandas filarmónicas daquele concelho da região oeste.
O Dia Nacional das Bandas Filarmónicas foi instituído pelo atual Governo, através da Resolução n.º 56/2013, de 14 de agosto.
A ideia tinha sido já anunciada pela anterior ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, no dia 30 de abril de 2011, em Alijó, quando defendeu a instituição do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas.
A ministra fez estas declarações após atribuir a medalha de mérito cultural à Banda de Música de São Mamede de Ribatua.
@Lusa
Comentários