
Roberta Joan Anderson nasceu em Fort Macleod, uma pequena cidade canadiana, em 1943, mas para o resto do mundo ficaria conhecida - e aclamada - como Joni Mitchell.
Cantora, compositora e artista plástica, começou por testar algumas canções em palcos do seu país natal antes de se mudar definitivamente para os Estados Unidos, nos anos 1960, onde gravou o seu álbum de estreia, "Song to a Seagull", em 1968. Quatro anos depois chegaria "Blue", habitualmente apontado como o pico criativo dos 19 discos que editou até 2007 - data de lançamento de "Shine".
Embora a folk tenha sido o ponto de partida das suas composições, a sua obra fez a ponte com o pop-rock, linguagens do jazz ou experiências eletrónicas e talvez por isso tenha conquistado admiradores tão diferentes como Björk, Caetano Veloso, Diane Reeves, Aimee Mann, Janet Jackson, Cat Power, Bryan Adams, Herbie Hancock ou Kanye West, entre dezenas de outros artistas que a homenagearam através de versões ou do recurso a samples das suas canções.
Especialmente prolífica nos anos 1970, em que editou oito álbuns, Joni Mitchell tem mantido um contacto menos assíduo com a música nas últimas décadas mas nem por isso tem deixado de ser influência, sobretudo para jovens cantautoras. É o caso de Amélia Muge, Aline Frazão, Ana Bacalhau, Cati Freitas, Elisa Rodrigues, Fábia Rebordão, Luisa Sobral, Mafalda Veiga, Manuela Azevedo, Márcia e Sara Tavares, que vão homenageá-la no Centro Cultural de Belém, a 14 de novembro. "Joining Mitchell - Tributo a Joni Mitchell", um dos espetáculos do Misty Fest 2013, junta estas vozes lusófonas a Filipe Raposo (piano), Carlos Bica (contrabaixo) e Carlos Miguel (bateria) para recriar ao vivo clássicos (e temas mais desconhecidos) da voz de "A Case of You".
Além deste concerto lisboeta, o aniversário de Joni Mitchell será celebrado, durante os próximos dias, com homenagens em San Diego, Nova Iorque, Londres, Edimburgo ou Swansea. Para maio de 2014 está agendada a estreia em Calgary, no Canadá, de um espetáculo de ballet inspirado nas canções de amor da artista.
Joni Mitchell - "Both Sides Now" (ao vivo em 1970):
Janet Jackson - "Got Till It's Gone" (inclui um sample de "Big Yellow Taxi", de Joni Mitchell):
@Gonçalo Sá
Comentários