![Jazz em Agosto 2014 destaca a guitarra de jazz contemporâneo](/assets/img/blank.png)
O Jazz em Agosto, organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian, decorrerá de 1 a 10 de agosto, no anfiteatro ao ar livre, e a programação foi apresentada hoje.
O diretor artístico, Rui Neves, explicou que os dez concertos previstos para esta edição vão dar "importância sobretudo à guitarra", destacando, por exemplo, o concerto de abertura, com o guitarrista norte-americano James Blood Ulmer com a The Memphis Blood Band.
O guitarrista norte-americano Marc Ribot regressa a Portugal, mas desta vez com o grupo rock Ceramic Dog, com Shahzad Ismaily e Ches Smith.
Destaque também para a tripla presença do músico britânico Fred Frith com três concertos, todos eles com formações distintas. Uma delas é o MMM Quartet, com Joelle Léandre e Alvin Curran, outra, o Massacre, formação criada em 1980, com Bill Laswell e Charles Hayward.
A estas atuações junta-se a estreia em Lisboa, a convite do Jazz em Agosto, do trio de Fred Frith, Joelle Léandre e Hamid Drake.
Da programação deste ano fazem parte dois nomes portugueses: o projeto europeu Lisbon Berlin Trio, liderado pelo guitarrista Luís Lopes, e L.U.M.E - Lisbon Underground Music Ensemble, liderado por Marco Barroso, que encerrará o Jazz em Agosto.
Em complemento, o festival vai contar com seis documentários, entre os quais "The soul of a man", de Wim Wenders, sobre históricos músicos de blues, "Dancing to a different drummer", de Julian Benedikt, sobre o baterista Chico Hamilton, e "Terje Rypdal & The Chasers", registo do concerto do guitarrista norueguês, no Jazz em Agosto de 1985.
@Lusa
Comentários