![Gisela João e Natiruts são as primeiras confirmações do Festival do Crato](/assets/img/blank.png)
. O evento, que se realiza entre 27 e 30 do mesmo mês, é já considerado um dos maiores do Alentejo a nível cultural, e reúne gastronomia, artesanato, cultura popular e música.
Gisela João está a atingir níveis de consagração excecionais para uma cantora com apenas um álbum editado, que venceu por unanimidade o Prémio José Afonso 2014, tendo o júri considerado que a fadista é "a melhor voz que já apareceu depois de Amália". Nascida em Barcelos, a fadista viveu seis anos no Porto para, finalmente, conquistar Lisboa. Das Casas de Fado à mítica discoteca Lux e do Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém ao Teatro São Luiz, Gisela João esgotou, em 2014, a Casa da Música e o Centro Cultural de Belém.
Natiruts, a célebre banda brasileira de reggae que associou aos ritmos jamaicanos uma grande influência dos sons do Brasil, formou-se em Brasília em 1996. O reconhecimento que angariou a nível internacional leva o surfista, músico e apresentador Teco Padaratz a afirmar que o grupo se tornou “patrimônio brasileiro ao redor do mundo”. Ainda assim, o coletivo manteve sempre uma preocupação assumida com a mensagem transmitida nas letras, de carácter político e social. No Crato, Natiruts vai apresentar o seu mais recente trabalho, Acústico, onde os hits – como “Liberdade Pra Dentro da Cabeça” ou “Natiruts Reggae Power” – e canções novas são envoltos em meticulosos arranjos, onde ao reggae se unem os sons de ska dançante, sonoridades acústicas ou uma pop “groveada”.
Giser João atua no Festival do Crato no dia 27 de agosto e os Natiruts no dia 28 do mesmo mês. Os restantes nomes que completarão o cartaz musical da 30ª edição do Festival do Crato serão revelados a seu tempo.
Nascido em 1984 como Feira de Artesanato e Gastronomia, o Festiuval do Crato (assim designado desde 2010) vem conquistando, ano após ano, uma enorme notoriedade, alcançando um lugar de destaque no panorama das iniciativas da mesma natureza, tendo-se transformado num dos maiores Festivais de verão do país. O objetivo inicial mantém-se: constituir-se como um elemento de promoção dos valores culturais e tradições daquela região alentejana e como um dos fatores de desenvolvimento cultural, económico e social do concelho do Crato.
Comentários