A “grande noite de homenagem” ao ‘General’ João Seria, “o mítico, carismático e inesquecível líder dos África Negra e uma das maiores figuras da música são-tomense”, está marcada para 1 de setembro no B.Leza, de acordo com associação cultural Filho Único, numa publicação partilhada na rede social Facebook.

O espetáculo dos África Negra, cuja primeira parte será assegurada por Ninho Anguene, contará com convidados especiais e “outros ‘habitués’ das andanças nacionais e internacionais da banda”.

Gabriel João, conhecido na música como 'General’ João Seria, morreu a 4 de maio deste ano, aos 74 anos, em casa, em Santana, distrito de Cantagalo, em São Tomé e Príncipe.

O cantor e compositor são-tomense, que nasceu a 1 de setembro de 1949, tinha mais de 50 anos de carreira na música, iniciada nos anos 1960, na ilha do Príncipe, no conjunto Cabana, passando depois pelo 'Sangazuza' e África Negra.

‘General’ João Seria, filho de mãe são-tomense e pai angolano, era vocalista principal dos África Negra e fez vários concertos com o grupo por todo o mundo, tornando-se num dos maiores nomes da música são-tomense.

Com o conjunto África Negra, João Seria deu voz a temas como “Aninha”, “Carambola” e “Maia Muê”.