O concerto de abertura, às 21h45 de 9 de Maio, no Auditório Padre António Vieira, apresenta Tommy Emmanuel, conhecido por conjugar várias linguagens da guitarra, desde o blues, à música country, passando pelo rock, música clássica e flamenco.
Segue-se, a 15 e 16 de Maio, um fim-de-semana de música clássica, com o Duo Pourquoi Pas a actuar sexta-feira, e com Aniello Desiderio a subir ao palco no sábado - ambos, no Auditório da Biblioteca Municipal.
A 22 de Maio estará no Auditóio Eurico de Melo o austríaco Bob Zabek, um representante das novas tendências da guitarra.
No dia seguinte, cabe ao uruguaio Álvaro Pierri, um multi-premiado mestre da guitarra clássica, apresentar-se, pelas 21h30, no Centro Cultural de Vila das Aves.
No último fim-de-semana do festival, voltam as novas expressões da guitarra com o polaco Adam Fulara, que apresentará a sua técnica muito especial, no Auditório Padre António Vieira, sexta-feira, dia 29.
O concerto de encerramento, a decorrer às 21h30 do dia 30, no Auditório Eurico de Melo, estará a cargo da dupla brasileira Sérgio & Odair Assad, virtuosos da rica tradição brasileira.
À semelhança dos anos transactos, o certame vai contaraindacom um curso e um workshop.
O Festival Internacional de Guitarra teve início em Santo Tirso, em 1994 e, desde então, tem sido realizado anualmente pela Câmara Municipal de Santo Tirso, com o apoio da ARTAVE, trazendo ao norte de Portugal alguns dos mais conceituadosguitarristas internacionais.
Sara Novais c/ LUSA
Comentários