Em declarações à agência Lusa, Carlos Marques, da Fade in, considerou que a experiência de alargar para mais um dia o festival foi "viável", ao "lotar a plateia e o primeiro balcão" do Teatro José Lúcio da Silva.

O festival gótico Entremuralhas 2013 iniciou-se com um concerto, em formato acústico, dos Deine Lakaien, e no sábado e domingo, como habitual, decorreu no Castelo de Leiria.

O uso de outros equipamentos "prováveis e improváveis" da cidade "pode ser um sinal de crescimento" do festival.

Ao ter o castelo de 850 anos como palco, a lotação é sempre limitada, mas, segundo Carlos Marques, esgotou durante o fim de semana.

"Duas lotações esgotadas é sinal de objetivo cumprido", disse o responsável da organização, garantindo que o público tem "tendência a voltar ou a mandar os amigos".

Como marcas distintivas do festival, Carlos Marques referiu ainda a "relação de amizade" criada com os artistas, a equipa de voluntários que fazem acontecer desde há quatro anos um festival numa "cidade que não é a capital de um país".

Como "garimpeiro musical", Carlos Marques enumerou estilos musicais diferentes para nomear as bandas que mais gostou este ano: Spiritual Front, QNTAL e Die Selektion.

Porém, Carlos Marques lembrou que estavam por realizar os concertos de Soror Dolorosa e Kap Bambino, as ultimas bandas do festival gótico de 2013.

@Lusa