De acordo com o trabalho dos investigadores Jorge Coelho e Miguel Brázio, apresentado em novembro no Congresso Internacional de Turismo, em Peniche, “o impacto direto dos gastos efetuados pelos visitantes em Barroselas, no que concerne às categorias abordadas no inquérito (alimentação, alojamento, transporte, aluguer de viaturas, bares, comércio a retalho, 'merchandising' e outros) assume o valor total de 12.866,60 euros, por dia”, o que configura um “impacto direto total das diversas categorias de 51.466,40 euros”.

Os dois investigadores calcularam também, a partir de 322 inquéritos a visitantes no âmbito do evento, o impacto total sobre as vendas, que somou a quantia de 87.492 euros, dando-se um efeito no rendimento da comunidade de 3.087 euros, de acordo com o documento enviado à Lusa pela organização do SWR Barroselas Metalfest.

“Relativamente ao indicador emprego, dada a dimensão do festival, refere-se que o mesmo ajuda o comércio local a manter postos efetivos de trabalho e proporciona a contratação temporária de pessoas que se envolvem num ‘staff’ composto por 110 elementos, em 2013”, acrescentam os autores do texto, que se referem a um universo de visitantes de 1.252.

Os investigadores concluem que “a realização de um festival musical, embora associado a uma subcultura, tem vindo a traduzir-se numa oportunidade que agora se quantifica, reconhecedora do esforço individual e coletivo da comunidade, que na sua essência é a música enquanto arte universal que ultrapassa barreiras geográficas”.

A 17.ª edição do SWR Barroselas Metalfest vai decorrer entre hoje e sábado na vila do distrito de Viana do Castelo, contando o cartaz deste ano com nomes como Gorguts, Discharge e In Solitude.

O festival arranca com um “dia zero” de entrada livre, seguindo-se o primeiro dia em pleno do SWR Barroselas Metalfest, onde atuam grupos como os nacionais Ermo e In Tha Umbra, para além de muitos outros, tais como os romenos Negura Bunget, os norte-americanos Misery Index e os canadianos Gorguts, estes últimos que trazem a Portugal o recente “Colored Sands”.

A edição deste ano do festival vai voltar a contar com um palco dinamizado pela Lovers & Lollypops, com entrada gratuita.

@Lusa