O Festival Internacional de Música Convimus regressa ao Porto, de 17 a 23 de julho, com mais de 100 músicos de 20 nacionalidades para “valorizar a cultura e criar uma verdadeira comunidade mundial de artistas”, anunciou hoje a organização.
A 5.ª edição do evento inclui concertos, 'masterclasses', um concurso internacional de violino e de música de câmara e exposições, tendo como “ponto alto” o concerto de Tiago Nacarato, que se vai juntar à Orquestra Sinfónica Amasing, sob direção do maestro Eliseu Silva, para um “espetáculo improvável e arrojado que promete surpreender todos os espetadores”, segundo o comunicado.
Outro dos destaques daquele festival é o Concurso Internacional de Violino e de Música de Câmara, dirigido a músicos com menos de 25 anos, que vai atribuir prémios no valor de mais de quatro mil euros.
Este ano, explica a organização, o Festival Internacional de Música Convimus presta homenagem à ligação de Portugal com o Oriente e comemora efemérides como os 50 anos do 25 de Abril, os 25 anos da transição da administração do território de Macau para a China, os 45 anos das relações entre Portugal e a China e os 500 anos do nascimento de Camões.
O evento conta ainda com 'masterclasses' de violino, música de câmara, viola, piano e violoncelo, que serão lecionadas por músicos nacionais e internacionais e também com uma exposição, na Universidade Lusíada Porto, de peças de Fernando Salvatore Lima, o único português fabricante de violinos em Cremona, reconhecido internacionalmente pela produção de instrumentos da "mais alta qualidade", que podem atingir preços de 60 mil euros.
A entrada para os concertos e atividades do evento, com exceção do concerto de Tiago Nacarato com a Orquestra Sinfónica AMASING, é gratuita.
O Festival Internacional de Música Convimus é organizado pela AMASING – Associação Musical, Artística e Social Impulsionadora de Novas Gerações, uma associação cultural criada em 2019, apoiada pela União de Freguesias de Aldoar Foz do Douro e Nevogilde.
Comentários