A empresa do rapper – a Eight Mile Style – alega que o Facebook usou, sem permissão, uma música que soava “substancialmente similar” à faixa de Eminem Under The Influence, num anúncio lançado em abril. O anúncio, intitulado “Airplane” serviu de promoção ao novo software mobile do Facebook e foi, numa primeira fase, publicado online. Contudo, a empresa viria a alterar a sua música de fundo e a reeditar o vídeo.

A Eight Mile Style reivindica ainda que a agência de publicidade do Facebook usou a faixa para agradar o fundador da empresa, Mark Zuckerberg, que é um grande fã assumido de Eminem.

Os advogados do Facebook já responderam, alegando que o tema de Eminem, incluído no disco “The Marshall Mathers LP” (2000), soa, por sua vez, a uma canção de Michael Jackson, o que o torna não elegível para, sobre ele, recair uma ação judicial.

A editora de Eminem já contra-atacou, com a seguinte afirmação: “Depois de, injustamente, terem rebaixado o Dr Dre com acusações inflamatórias sobre as suas práticas como produtor e sobre a sua alegada ‘longa, bem documentada história de violação de direitos autorais’ (acusações equívocas, gratuitas e irrelevantes, na medida em que o Dr Dree não esteve envolvido na criação e composição do Eminem/D12), a carta continua com alegações bizarras que o Dr Dre terá, na verdade, roubado o tema de Michael Jackson, pois ‘Under The Influence’ é, supostamente, inspirada numa canção de Michael Jackson”.

A Eight Mile Stye está a pedir, pela alegada violação de direitos autorais, 150 mil dólares.