A confirmação chega mais de dois meses após o cantor, que encarnava o «papel» de Oderus Urungus na banda, ter sido descoberto sem vida na sua casa, aos 50 anos de idade.

Os detalhes agora divulgados revelam que Brockie morreu devido a uma “toxicidade aguda de heroína”.

“É com o coração triste que confirmo que o meu querido amigo Dave Brockie, artista, músico e principal vocalista dos GWAR, faleceu por volta das 19h00 de domingo, 23 de março de 2014. O seu corpo foi encontrado sem vida no domingo, pelo seu colega, na sua casa, em Richmond. As autoridades de Richmond já confirmaram a sua morte e os seus parentes mais próximos já foram notificados. Uma autópsia completa será feita. O meu principal objetivo neste momento é tomar conta dos seus companheiros de banda e da sua família. Mais informações sobre esta morte serão difundidas, à medida que os respetivos detalhes forem confirmados”, afirmou o manager dos Gwar, após a morte de David Brockie, através de um comunicado.

Na altura, também Mike Bishop, baixista da banda, se manifestou, revelando sobre o seu colega: “Ele era ousado, por vezes, sempre grosseiro, irreverente - ele era hilariante em todos os sentidos. Mas ele era também profundamente inteligente e interessado pela vida, pela história, política e arte. A sua propensão para humores escatológicos escondia a sua inteligência lúcida. Ele era um letrista criminalmente subestimado e um vocalista hard rock, um dos melhores de sempre! Um ótimo líder, um excelente pintor, escritor, ele era também um demónio no baixo. Eu adorava-o. Ele era capaz de uma grande empatia e tinha um verdadeiro sentido de justiça”.