O festival, organizado pela Câmara de Beja, vai decorrer, até sábado, no Teatro Municipal Pax Julia e inclui, além dos concertos, sempre a partir das 21:30, uma ação de formação, uma conferência e dois "workshops" dedicados ao jazz.

O primeiro concerto do festival, a cargo do músico e compositor António Pinho Vargas, vai decorrer na quarta-feira, seguindo-se os concertos de J.C. Project, na quinta-feira, de Dianne Reeves, na sexta-feira, e, a fechar, no sábado, do pianista e compositor Mário Laginha.

O "pontapé de saída" do festival será dado na terça-feira, a partir das 21:30, com a conferência "(Con)Vivências", a cargo do crítico e divulgador de jazz em Portugal José Duarte, para os formandos inscritos na ação de formação e o público em geral.

A ação de formação sobre "O jazz como facilitador de aprendizagens musicais globais" destina-se a professores de educação musical e é ministrada por Francisco Marques, professor e chefe da Divisão de Gestão Cultural e Juventude da Câmara de Beja.

A ação de formação, além da conferência de José Duarte e de conteúdos programáticos, inclui dois "workshops", um de piano, com Mário Laginha, e outro de ritmo, melodia/harmonia, com músicos que acompanham Dianne Reeves, explicou à agência Lusa Francisco Marques.

Segundo o responsável, os "workshops" destinam-se aos formandos da ação de formação e a outros interessados, mediante inscrição prévia.

@Lusa