O fim da carreira do grupo, composto por Stefan Burnett, Zach Hill e Flatlander, foi anunciado durante o dia de ontem, via Facebook, onde o coletivo de hip hop escreveu: “Estamos agora no nosso melhor e, portanto, os Death Grip acabaram. Nós parámos, oficialmente”.

O trio acrescentou que o lançamento da segunda parte do seu mais recente longa duração vai manter-se, apesar de todos os concertos agendados terem sido cancelados: “Todas as datas ao vivo agendadas estão canceladas. O nosso vindouro álbum duplo, ‘the powers that b’, irá, na mesma, ser distribuído em todo o mundo, no final deste ano, através da Harvest/Third Worlds Records. Os Death Grips eram e sempre foram uma exibição de arte concetual ancorada pelo som e visão. Acima e além de uma banda. Para os nossos fãs mais verdadeiros, por favor permaneçam lendários”.

Recorde-se que o grupo editou no mês passado a primeira parte de “The Powers That B”, intitulada “Niggas on the Moon”, que pode ser descarregada legal e gratuitamente na página de Facebook do projeto. A segunda parte terá o título “Jenny Death”.

Trent Reznor, vocalista dos Nine Inch Nails, foi um dos muitos fãs da banda que ficaram dececionados com a notícia da sua separação, tendo partilhado a seguinte mensagem no seu Twitter: “Desculpem todos… Por que é que eu alguma vez pensei que esses tipos iriam conseguir manter-se juntos?”.

Note-se que os Death Grips tinham-se comprometido a assegurar as primeiras partes da digressão conjunta dos Nine Inch Nails e dos Soundgarden, que arranca em Las Vegas a 19 de julho.