
Custódio Castelo, distinguido em 2010 com o Prémio Amália Rodrigues para o Melhor Instrumentista, sobe ao palco do pequeno auditório do CCB, acompanhado por Carlos Menezes, no contrabaixo, Carlos Garcia, na guitarra clássica, Pedro Ladeira, no clarinete, e Ianina Khmelik, no violino, sendo os “convidados especiais” Ricardo Silva, em guitarra portuguesa, e Miguel Carvalhinho, guitarra de dez cordas.
“O encantador de tristezas”, “Sobre Lisboa”, “In agradecimento Fado” – um “obrigado e um bem-haja a Amália Rodrigues” -, e “In agradecimento Miss Morna”, homenagem a Cesária Évora e à morna, são alguns dos temas do álbum “InVentus”, editado em julho do ano passado, já apresentado na Casa da Música, no Porto, e numa minidigressão em França.
Custódio Castelo irá interpretar também alguns temas dos álbuns anteriores, nomeadamente do “Tempus”, que gravou em 2004, quando enfrentou uma rutura de ligamentos que o podia ter impedido de voltar a tocar.
Segundo o texto que acompanha o CD “InVentus”, os 12 temas que o constituem “refletem a vivência e uma memória [em que] se alicerça esta tradição musical portuguesa, por vocação aberta ao mundo”.
Para o musicólogo Rui Vieira Nery, citado nas notas de apresentação do álbum, Custódio Castelo “é, sem dúvida, uma das referências indiscutíveis da renovação da guitarra portuguesa, nas últimas duas décadas".
Natural de Almeirim, Custódio Castelo construiu um instrumento aos sete anos, integrou vários grupos de música popular e bandas rock, até que, através da discografia de Amália Rodrigues, descobriu o som da guitarra portuguesa pelo qual se “apaixonou”.
Acompanhou nomes como Vicente da Câmara, Amália Rodrigues, Camané e Ana Moura, entre outros, foi o principal compositor e guitarrista no começo da carreira de Cristina Branco, com a qual gravou sete álbuns - uma parceria que levou a imprensa internacional a referir-se à composição musical de Castelo como “fulgurante”, “bela e perfeita”, entre a tradição e a inovação.
Desde 2008, Custódio Castelo leciona o primeiro curso superior de Guitarra Portuguesa, no Instituto Politécnico de Castelo Branco.
@Lusa
Comentários