
O diretor do Serviço de Música da Gulbenkian, Risto Nieminen, anunciou três estreias mundiais e uma nacional, durante a próxima temporada, com novas obras do compositor belga Daan Jassens, e dos portugueses Ana Seara, Sérgio Azevedo, e de António Pinho Vargas, de quem será feita a primeira audição do "Magnificat", a 12 de outubro, na Culturgest, em Lisboa.
Risto Nieminen disse ainda que os Concertos de Domingo resultam de uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com o objetivo de “atrair público jovem" através de "um repertório constituído pelos grandes clássicos e obras eruditas mais populares”.
A Gulbenkian irá acolher, em maio de 2014, o projeto “Raising Stars”, no âmbito da ECHO (European Concert Hall Organization), que visa dar a conhecer novos talentos. Neste contexto atuarão, entre outros, em Lisboa, o Quarteto Voce, o Trio Van Berle e o Pablo Held Trio.
A temporada mantém os tradicionais ciclos: Música Antiga, Grandes Intérpretes, Piano, Músicas do Mundo e um dedicado aos Quartetos de Cordas. Prosseguem igualmente as transmissões diretas da Metropolitan Opera, em Nova Iorque, entre o Grande Auditório da Culturgest e, a partir de março, o da Gulbenkian.
Do programa de Música Antiga, constam o ensemble L’Aventura London, que interpretará canções de amor portuguesas do século XVIII, a orquestra MusicaAeterna, com obras do barroco inglês (Handel, Henry Purcell), e a Orquestra Barroca de Helsínquia, com a ópera "Elena", de Francesco Cavalli, um dos sucessores de Claudio Monteverdi, no desenvolvimento do drama.
Artur Pizarro vai fazer parte do ciclo de piano, cumprindo a integral de Sergei Rachmaninov, em três recitais, entre março e abril, próximos. O pianista russo Grigory Sokolov e as irmãs Katia e Marielle Labèque também vão apresentar-se em Lisboa, na Temporada Gulbenkian.
O Orfeó Català & Cor de Cambra, a Teresa Carreño Orchestra e a Orquestra de Jovens Gustav Mahler são alguns dos nomes do cartaz do ciclo Grandes Intérpretes.
Os quartetos Borodin, Takács e Diotima integram o ciclo dedicado a esta formação de cordas.
O grupo L’Arpeggiata, com a fadista Mísia, o Trio Jourbran e The Gurdjieff Folk fazem o ciclo “Músicas do Mundo”. Waldemar Bastos também atuará com a Orquestra.
Os cantores Thomas Hampson, Fernando Guimarães, Miah Person, Deborah York, Bernarda Fink, o pianista Nelson Freire, que se apresentará com a Orquestra, os maestros Gustav Dudamel e Ton Koopman contam-se entre outros músicos que atuarão em Lisboa, no âmbito da próxima Temporada Gulbenkian de Música.
A atuação da companhia La Fura del Baus, de Barcelona, com a Orquestra Gulbenkian, na ópera "Quartett", de Luca Francesconi, e a dança da coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaeker, com a música de Johann Sebastian Bach, interpretada pela violinista Amandine Beyer, são dois espetáculos agendados para o Grande Auditório Gulbenkian, em abril e maio do próximo ano.
A apresentação da Temporada Gulbenkian de Música 2013-2014 foi feita hoje, em Lisboa, pela administradora da Fundação Teresa Gouveia, e pelo diretor do Serviço de Música da Gulbenkian, Risto Nieminen.
@Lusa
Comentários