Intitulado "Mísia e os seus poetas", o espetáculo inclui, no alinhamento, poemas de Agustina Bessa-Luís, Hélia Correia, Fernando Pessoa, António Lobo Antunes e José Luís Peixoto, entre outros. A fadista será acompanhada por Sandro Costa, na guitarra portuguesa, Daniel Pinto, na viola, Luís Cunha, no violino, e Pedro Santos, no acordeão.

Entre os fados que Mísia irá cantar consta "Sem Saber", um poema de Vasco Graça Moura, musicado por Carlos Paredes, o "Fado das violetas", de Florbela Espanca, na música do Fado Hilário, e duas "rapsódias", uma em torno de três poetas - António Botto, Ary dos Santos e Mário de Sá-Carneiro -, e outra com fados tradicionais intitulada "Amália", numa homenagem à fadista falecida em outubro de 1999. Poemas de Rosa Lobato Faria, Tiago Torres da Silva e Mário Cláudio, respetivamente musicados por Nuno Nazareth Fernandes, Miguel Ramos e Carlos Gonçalves, constam também do alinhamento de "Mísia e os seus poetas".

Mísia, que este ano atuará no Festival de Fado em Madrid, em junho, iniciou-se na carreira artística na Catalunha, mas só a partir da década de 1990 se dedicou ao fado, editando o primeiro álbum, em nome próprio, em 1991, ao que se sucedeu, em 1993, "Fado" e, mais tarde, em 1998, "Garra dos sentidos", distinguido com o prémio Charles Cross, em França. Desde então a intérprete tem pisado os mais diferentes palcos do mundo e gravado fado e outras músicas, como canção napolitana e tangos.

"Paixões Diagonais", em que Mísia é acompanhada por Maria João Pires, foi editado em seguida, em 1999, após a distinção da academia francesa, e, em 2003, com música de Carlos Paredes e textos de diferentes poetas, gravou o álbum "Canto", que lhe valeu o prémio da crítica alemã. "Drama Box" e "Ruas" são outros álbuns da intérprete que, entre outrso artistas e agrupamentos, gravou com o ensemble L'Arpeggiata, da harpista e musicóloga Christina Pluhar, sendo o seu mais recente álbum "Delikatessen Café Concerto".

As "Noites de Fados" na cidade basca prosseguem em maio, com Ricardo Ribeiro, no dia 07, Cristina Branco, no dia 21, Cuca Roseta, no dia 10 de junho, e António Zambujo, no dia 18 de junho, sempre na sala BBK.

@Lusa