"Será um espectáculo completamente diferente do que se tem visto. O palco é super elaborado, foi feito pela mesma pessoa que assinou o palco dos U2", explicou à Lusa o promotor Nuno Brancaamp, que espera 16 mil pessoas em cada um dos dois dias de concerto, ambos esgotados.

Ao lado de Roger Waters estarão oito músicos e seis cantores, aos quais se juntará um coro de 16 crianças da Associação Moinho da Juventude da Cova da Moura, para interpretar a emblemática canção "Another Brick in the wall".

Em 2010, Roger Waters, antigo baixista dos Pink Floyd, decidiu transpor para palco o álbum "The Wall", que a banda de rock progressivo editou no final de 1979.
Roger Waters é o principal compositor dos temas e da história que acompanha "The Wall", um álbum que deu origem a canções como "Another brick in the wall", "Comfortably Numb", "In the flesh" ou "Hey You", esta composta com David Gilmour.

Autobiográfico, o álbum desenvolve-se em torno de uma estrela rock que não consegue ultrapassar os traumas de infância e mergulha num isolamento, o "muro" que é derrubado simbolicamente no fim do disco.
O disco tem várias referências autobiográficas de Roger Waters, nomeadamente a morte do seu pai, que nunca chegou a conhecer, na II Guerra Mundial, mas também fala de política, racismo e discriminação.No palco há um muro que vai sendo derrubado ao longo das três horas que dura o espectáculo.

Desde a sua edição, "The Wall" já foi 23 vezes disco de platina e é presença constante nas listas dos álbuns mais vendidos de sempre.
Em 1982, o realizador Alan Parker fez uma versão filmada do álbum, com sequências de animação idealizadas pelo cartonista Gerald Scarfe, recuperadas do espectáculo de palco da banda.

Em 1990, já sem os Pink Floyd, Roger Waters voltou a encenar o espectáculo em Berlim, com uma série de convidados que incluía Sinead O´Connor, Van Morrison e Bryan Adams.

Em Setembro passado, Roger Waters iniciou a actual digressão em Toronto e fez mais de 50 concertos.
A partir de Lisboa, tem pela frente mais quarenta espectáculos, incluindo atuações em maio no 02 Arena, em Londres, que serão gravadas, e uma passagem em junho por Berlim.
Foi na capital alemã que os Pink Floyd gravaram um álbum ao vivo - "The Wall - Live in Berlin", em 1990, por ocasião da queda do muro. Este mesmo registo é reeditado hoje em DVD e CD duplo.

A última vez que Roger Waters esteve em Portugal foi em 2006, no Rock in Rio Lisboa. O arranque dos espectáculos de hoje e de amanhã está previsto para as 21 horas. Aqui fica o alinhamento esperado para ambas as noites:

Primeiro acto:

1. In the Flesh?
2. The Thin Ice
3. Another Brick In The Wall, Part 1
4. The Happiest Day of Our Lives
5. Another Brick In The Wall, Part 2
6. Mother
7. Goodbye Blue Sky
8. Empty Spaces
9. What Shall We Do Now?
10. Young Lust
11. One of My Turns
12. Don't Leave Me Now
13. Another Brick In The Wall, Part 3
14. The Last Few Bricks
15. Goodbye Cruel World

Segundo acto:

1. Hey You
2. Is There Anybody Out There?
3. Nobody Home
4. Vera
5. Bring The Boys Back Home
6. Comfortably Numb
7. The Show Must Go On
8. In The Flesh
9. Run Like Hell
10. Waiting For the Worms
11. Stop
12. The Trial
13. Outside The Wall

@SAPO/Lusa

Pink Floyd - "Comfortably Numb":

Pink Floyd - "Another Brick In The Wall Part 2":