O sector procura há anos uma categoria que premiasse as bandas sonoras dos jogos, um reconhecimento que materializa o impacto da indústria e das suas músicas na cultura pop.

Os nomeados que estrearam a nova categoria foram os compositores de "Aliens: Fireteam Elite", "Assassin's Creed Valhalla: Dawn of Ragnarok", "Call of Duty: Vanguard", "Marvel's Guardians of The Galaxy" e "Old World".

Ao receber o prémio, Stephanie agradeceu a todos os que pediram à Academia que incluísse a categoria na prestigiada premiação anual.

Nos bastidores, a compositora, emocionada, disse à AFP que a vitória "foi incrível". "Não tinha esperança porque sou relativamente nova no cenário de composição para videojogos e competia com titãs e veteranos. Espero que isto abra um precedente e que eu não seja a única mulher na categoria daqui pra frente", frisou.

Até à edição passada, os jogos enquadravam-se na categoria de banda sonora para media visual, que inclui músicas para cinema e TV.

"Os jogadores realmente ouvem, é uma parte importante da sua experiência", ressaltou Stephanie, que também já criou músicas para filmes e programas de TV. "Muitos não conseguem separar a música do jogo, o que é uma grande oportunidade para qualquer compositor", rematou.