No entanto, o Ministério da Cultura da China publicou um anúncio no seu site informando que o cantor realizará espectáculos na capital entre os dias 30 de Março e 12 de Abril. Além de Pequim, Dylan fará um concerto adicional em Xangai. Porém, algumas canções da lenda da música foram censuradas e não poderão figurar nos espectáculos.

Bob Dylan, de 69 anos, tornou-se uma das figuras mais importantes do movimento anti-guerra do Vietname nos Estados Unidos na década de 1960, embora esteja há muito afastado dos confrontos políticos.

Recorde-se que em 2009, os Oasis foram proibidos de entrar no país depois do grupo ser considerado «inadequado» devido às suas ligações com a campanha Free Tibet. Um comunicado divulgado na época pela banda - que recentemente anunciou a sua separação - revelou que as autoridades tinham tomado a decisão após descobrirem que o guitarrista Noel Gallagher tocou num concerto de beneficência a favor do Tibete livre, em Randall's Island, em Nova Iorque em 1997.

Recorde-se que a China governa o Tibete de forma controversa desde 1951. Em Março de 2008, cerca de 250 pessoas foram mortas durante uma repressão de manifestantes tibetanos que resultou num tumulto generalizado contra o governo chinês.

SAPO/ BANG Showbiz