![Belém Art Fest recebeu 5 mil pessoas em concertos nos Jerónimos e em três museus](/assets/img/blank.png)
Contactada pela agência Lusa a propósito do balanço do evento, que decorreu nos dias 4 e 5 de abril, a organização considera que o aumento de afluência "veio confirmar que é possível produzir eventos culturais de grande qualidade só com arte e artistas portugueses".
Este ano, o Belém Art Fest apresentou concertos com Rita Redshoes, Noiserv, Gospel Collective, Da Chick, Cais do Sodré Funk Connection e Ana Sofia Varela, entre outros, e o programa incluiu workshops, concertos e exibições de cinema e de dança.
A iniciativa é da responsabilidade da produtora Amazing Adventure (AA), em parceria com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), o Museu Coleção Berardo, a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de Belém.
Esta terceira edição decorreu no Museu Coleção Berardo, Museu Nacional de Arqueologia e Museu Nacional dos Coches e a grande novidade em relação aos espaços dos espetáculos e outros eventos foi a inclusão do claustro do Mosteiro dos Jerónimos no programa.
Questionada sobre os números de participantes nas edições anteriores, a organização indicou à agência Lusa que ascenderam a 3.000 na segunda edição, de 2013, e a 800 na primeira, em setembro de 2012, quando o projeto se estreou.
A organização disse ainda que os 5.000 visitantes representam a capacidade máxima destes espaços culturais ligados à arte e ao património.
O Museu Nacional dos Coches acolheu concertos de fado e música clássica, com os Jovens Solistas da Metropolitana e Ana Sofia Varela.
No Museu Nacional de Arqueologia, os visitantes percorreram as exposições temporárias, participaram em “workshops” de fotografia e maquilhagem e assistiram a concertos de Noiserv, Minta & the brook trout, Walter Benjamin e Cais do Sodré Funk Connection.
O Museu Coleção Berardo esteve aberto até às 04:00 da madrugada com atuações de Thomas Anahory, Da Chick e Carolina Deslandes, os Djs Ricardo Guerra, da Revolta do Vinyl e Dj Kamala.
Nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos estiveram sonoridades tradicionais portuguesas e o jazz de Mila Dores, seguida de Rita Redshoes.
Do cartaz do festival fizeram ainda parte Andycode, Beatriz Pessoa, Sérgio Silva, Piano Batuque, Mila Dores, Wack e Projeto Melodium e uma parceria estabelecida com a Jazzy Dance Studios, que apresentou no festival, este ano, a vertente da dança.
@Lusa
Comentários