![Beatles vão ser homenageados nos Grammys, Macklemore e Ryan Lewis lideram nomeações](/assets/img/blank.png)
O rapper Macklemore e o produtor Ryan Lewis lideram todas as apostas como vencedores de Revelação do Ano e Álbum do Ano por "The Heist", de acordo com a crítica especializada e o aplicativo de música Shazam, que baseia as suas previsões na preferência do público.
Já a grande favorita para Gravação do Ano (que premia a interpretação de uma canção) é a neozelandesa de 17 anos Lorde, que interpreta o sucesso "Royals".
Outros favoritos na disputa são Robin Thicke (que co-protagonizou com Miley Cyrus o "twerking" de agosto do ano passado), Pink, Taylor Swift e os Daft Punk.
Tendo em conta as suas nove nomeações, Jay-Z lidera a disputa, embora não esteja selecionado para nenhuma das categorias principais.
Já Kendrick Lamar e a dupla entre Justin Timberlake e Pharrell Williams compartilham com Macklemore e Ryan Lewis o segundo lugar, com sete nomeações cada um.
Para a categoria Álbum do Ano, além das produções de Taylor Swift e de Macklemore e Ryan Lewis, concorrem "Random Access Memories", dos Daft Punk, "Good Kid, M.A.A.D City", de Lamar, e "The Blessed Unrest", de Sara Bareilles.
Como Gravação do ano, "Royals", de Lorde, tentará superar "Get Lucky", dos Daft Punk, "Radioactive", dos Imagine Dragons, "Locked Out Of Heaven", de Bruno Mars, e "Blurred Lines", de Thicke.
Na Canção do Ano (que premia os compositores, e não os intérpretes) figuram "Just Give Me A Reason" (interpretada por Pink), "Royals" (Lorde), "Same Love" (Macklemore e Ryan Lewis), "Locked Out Of Heaven" (Bruno Mars) e "Roar" (Katy Perry).
Além de Macklemore e Ryan Lewis, James Blake, Kendrick Lamar, Kacey Musgraves e Ed Sheeran são os nomeados para Revelação do Ano.
Os sobreviventes dos Beatles Paul McCartney e Ringo Starr vão receber o prémio por trajetória artística como celebração do 50º aniversário da primeira apresentação do "Fab Four" na televisão americana.
Taylor Swift, Imagine Dragons, John Legend, Keith Urban, Daft Punk, Katy Perry, Jay Z e Beyoncé também vão atuar na cerimónia.
O espetáculo verá - como é comum - parcerias que em outros contextos seriam improváveis: uma entre Daft Punk, Stevie Wonder, Nile Rodgers e Pharrell Williams, outra que une Robin Thicke e a banda Chicago ou a que junta o pianista clássico chinês Lang Lang e os Metallica. Nine Inch Nails, Queens of the Stone Age, Dave Grohl e Lindsey Buckingham partilham o palco e fecham a cerimónia.
Nomeados das principais categorias:
Gravação do ano:
"Get Lucky", Daft Punk e Pharrell Williams
"Radioactive", Imagine Dragons
"Royals", Lorde
"Locked Out Of Heaven", Bruno Mars
"Blurred Lines", Robin Thicke com participação de T.I. e Pharrell
Álbum do ano:
"The Blessed Unrest", Sara Bareilles
"Random Access Memories", Daft Punk
"Good Kid, M.A.A.D City", Kendrick Lamar
"The Heist", Macklemore e Ryan Lewis
"Red", Taylor Swift
Canção do ano (autores/compositores):
"Just Give Me A Reason", Jeff Bhasker, Pink e Nate Ruess
"Locked Out Of Heaven", Philip Lawrence, Ari Levine e Bruno Mars
"Roar", Lukasz Gottwald, Max Martin, Bonnie McKee, Katy Perry e Henry Walter
"Royals", Joel Little e Ella Yelich O'Connor
"Same Love", Ben Haggerty, Mary Lambert e Ryan Lewis
Revelação do ano:
James Blake
Kendrick Lamar
Macklemore e Ryan Lewis
Kacey Musgraves
Ed Sheeran
Interpretação vocal pop do ano:
"Brave", Sara Bareilles
"Royals", Lorde
"When I Was Your Man", Bruno Mars
"Roar", Katy Perry
"Mirrors", Justin Timberlake
Álbum pop do ano:
"Paradise", Lana Del Rey
"Pure Heroine", Lorde
"Unorthodox Jukebox", Bruno Mars
"Blurred Lines", Robin Thicke
"The 20/20 Experience - The Complete Experience", Justin Timberlake
Álbum rock do ano:
"13", Black Sabbath
"The Next Day", David Bowie
"Mechanical Bull", Kings Of Leon
"Celebration Day", Led Zeppelin
"...Like Clockwork", Queens Of The Stone Age
"Psychedelic Pill", Neil Young com Crazy Horse
@AFP
Comentários