
Azis Sadikovic, de 30 anos, natural de Viena, foi o escolhido pelo júri composto pelos maestros Cesário Costa e Joana Carneiro e pelo violinista Aníbal Lima.
Dos dez semifinalistas, entre os quais o português Luís Andrade, foram selecionados três finalistas que prestaram hoje provas e dos quais saiu vencedor Sadikovic, que se apresentará em concerto, dirigindo a OML, no sábado, às 21:00, no São Luiz, em Lisboa.
O jovem maestro receberá o Prémio Caixa Geral de Depósitos e será convidado a dirigir a OML durante a temporada de 2013-2014. Os dois outros finalistas foram o polaco Sebastian Perlowski e o sul-coreano Hyun-Jin Yun.
Azis Sadikovic estudou direção de orquestra com Georg Mark, violino com Werner Hink e frequentou “masterclasses” com Daniel Barenboim, Kurt Masur, Gustavo Dudamel, Yakov Kreizberg, Bertrand de Billy, Günter Neuhold, Nicolàs Pasquet e Daniel Klajner.
No 9.º Concurso Internacional para Maestros Grzegorz Fitelberg, realizado o ano passado em Katowice, na Polónia, Sadikovic classificou-se em 3.º lugar.
O músico austríaco fundou o Ensemble Wien Klang, é maestro titular da Wiener Waldhornverein e foi maestro principal da Orquestra Sinfónica Académica de Viena, entre 2007 e 2012.
Sadikovic dirigiu já a Filarmónica de Jena, da Rádio Nacional Dinamarquesa, a Sinfónica da Caríntia, a Sinfonia Finlândia Jyväskylä, a Orquestra da Cidade de Vaasa, o Ensemble da Orquestra de Cadaqués e a Sinfónica da Guildhall School of Music and Drama, da capital britânica.
O maestro austríaco, segundo comunicado da OML, colaborou com as Sinfónicas da Eslováquia, de Nis, com a Filarmonia Śląska, a Sinfónica da Manhattan School of Music, a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Viena (a kons.wien.sinfonieorchester), o Novo Ensemble de Cordas de Viena e a Sinfonieta de Baden.
Natalia Ushakova, Mojca Erdmann, Florian Boesch, Julia Fischer, Julian Rachlin, Lidia Baich e Elisabeth Leonskaja foram alguns dos solistas com os quais trabalhou.
O laureado foi maestro assistente no Teatro Municipal de Klagenfurt, na Áustria, e no Teatro Estatal de Darmstadt, na Alemanha, numa produção do “Anel dos Nibelungos”, a tetralogia de Richard Wagner.
O maestro dirigiu várias obras do repertório sinfónico e coral que estão registadas em CD e DVD.
Na temporada de 2013/14, Sadikovic vai ocupar o cargo de maestro assistente na Opéra National du Rhin e irá apresentar-se com as filarmónicas de Zielonogórska, de Cracóvia e a Académica de Viena.
@Lusa
Comentários