Idealizado por Nuno Gonçalves (The Gift), o registo, responsável por três Discos de Platina e um de Ouro – o que garante, à partida, vendas de 70 mil unidades -, junta as vozes de Sónia Tavares (The Gift), Fernando Ribeiro (Moonspell) e Paulo Praça (ex-Plaza) e revela novos arranjos pop para os mais emblemáticos fados popularizados por Amália Rodrigues.
Em segundo lugar na lista dos mais vendidos, ficou “O homem que sou”, de Tony Carreira, imediatamente seguido por “Acústico”, de Rita Guerra, e “No line on horizon”, dos U2.
Entre os dez primeiros lugares, incluem-se ainda mais quatro álbuns portugueses: “Canção ao Lado”, dos Deolinda, ocupa a 5ª posição; “A Mãe”, de Rodrigo Leão, a 6ª; “Terra”, de Mariza, a 7ª; e “Play Me”, das Just Girls, a 10ª.
Completam o top 10 dos álbuns mais vendidos em 2009 “Hannah Montana – The Movie”, de Hannah Montana, e “Quiet Nights”, de Diana Krall.
Destacam-se, ainda, na lista dos 50 álbuns mais vendidos, os discos dedicados ao Fado, com “Leva-me aos fados”, de Ana Moura, na 28ª posição; “Amália – Coração Independente”, de Amália Rodrigues, na 33ª; “The Best of fado – Um tesouro português “, que inclui gravações de Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro, Maria Teresa Noronha, Camané e Katia Guerreiro, na 45ª; e “Fado”, de Carminho, na 49ª.
Comentários