Logo depois foi a vez dos Split entrarem em cena. A banda que veio directamente da cidade dos estudantes para o Seixal, teve uma viagem algo atribulada, com direito aos habituais problemas de orientação. Afinal de contas, estamos a falar de cinco pessoas que se movem mais a centro e menos a Sul do país. Mas não foi isso que os impediu de subir ao palco com toda a garra que uma banda de Rock precisa. Os Split vieram de longe mas não foi em vão.
As enormes capacidades vocais de Lara não deixaram ninguém indiferente, embora não tivesse grande movimentação de palco, socorrendo-se sempre do tripé do microfone e agarrando-o como se segurasse a sua própria vida presa por um fio. Mesmo assim, toda a expressão facial da vocalista complementava a essência que fluía do palco directamente para o público que, muitas vezes se silenciou por completo, para se entregar à sonoridade dos Split.
Por fim os muito aguardados Dapunksportif, que já fazem parte da família do Festival pois o ano passado participaram no concurso, ficando em segundo lugar. Este ano regressaram como banda convidada e trouxeram um novo baterista - Fred, filho do Kalú dos Xutos e Pontapés e que em 2000 venceu o Festival integrando a formação dos Yellow W Van. Os Dapunksportif mostraram o que valem ao vivo, revisitando as músicas de "Ready Set Go"? e oferecendo ao público alguns temas novos.
Quase uma hora de punk musculado pelos rockers de ténis e t-shirts coloridas, num ambiente meio sexy, com as miúdas giras a ocuparem a primeira fila e a dançarem sensualmente temas como "Private Disco"?, entre outros. Quem também estava ao rubro foi o Marco, produtor e técnico que os Dapunksportif e considerado o terceiro elemento da banda devido à importância que teve na sonoridade do projecto. Marco é meio alemão, meio americano mas com pinta de Belga e um sotaque afrancesado. De volta da mesa de mistura durante todo o concerto, encharcado em suor, quase parecia que "I can't move"? tinha sido um hino a ele próprio. Apesar de preso entre botões e fios, estava imparável tal como os músicos em palco.
Para mais informações:
festivalmusica.jf-corroios.pt
Comentários