Produzido pela Associ’Arte, o espetáculo, que se constitui como um tributo ao canto livre e à música de intervenção, está marcado para quinta-feira, às 22:00, na Praça do Giraldo, considerada a "sala de visitas" de Évora.

Segundo os promotores, o grupo vai apresentar “um repertório de temas míticos da música de intervenção portuguesa”, além de novos e originais temas de alguns dos seus membros. O projeto reúne ainda um conjunto de artistas de outras áreas, como a imagem, a fotografia e o teatro.

O espetáculo termina à meia-noite para o habitual fogo-de-artifício e entoação de “Grândola, Vila Morena”, canção emblemática do 25 de Abril de 1974.

A festa prossegue junto à sede da Sociedade Operária de Instrução e Recreio (SOIR) Joaquim António d’Aguiar com um concerto de tributo a Zeca Afonso com os DJ’s Fonzie e Zeca.

Para sexta-feira, além de demonstração e prática de várias modalidades desportivas, está prevista para as 16:00 uma sessão solene da Assembleia Municipal de Évora comemorativa do 40.º aniversário do 25 de Abril.

A sessão conta com a leitura de poemas alusivos ao 25 de Abril e as atuações da Banda Filarmónica da Casa do Povo de Nossa Senhora de Machede e do Coro Polifónico Eborae Musica.

Concertos e espetáculos musicais, teatro de marionetas, exposições e instalações, teatro e dança e a exibição de filmes são outras das iniciativas do programa de comemorações dos 40 anos do 25 de Abril em Évora.

@Lusa