• SAPO Mag SAPO Mag Início
  • Filmes
    • Estreias
    • No Cinema
    • Notícias
    • Críticas
    • Todos os Filmes
    • Trailers
    • Especiais
  • Séries
    • Estreias
    • Notícias
  • TV
    • Programação
    • Notícias
  • Música
  • Showbiz
  • Passatempos
  • Óscares
    • Vencedores
    • Notícias
    • História
    • Trailers
  • Mais Menu
    Menu
    • Filmes
      • Estreias
      • No Cinema
      • Notícias
      • Críticas
      • Todos os Filmes
      • Trailers
      • Especiais
    • Séries
      • Estreias
      • Notícias
    • TV
      • Programação
      • Notícias
    • Música
    • Showbiz
    • Passatempos
    • Óscares
      • Vencedores
      • Notícias
      • História
      • Trailers
    Tópicos
    • Críticas
    • PopCorner
    • Atrás do Palco
    • Estreias de Filmes
    • Estreias de Séries
    • Guia TV
    • Trailers
    Esquema de cores
    No modo automático o site usa o esquema de cores definido no seu sistema operativo
    Siga-nos
    • Instagram
    • Facebook
    • X
  • Pesquisa
  • Críticas
  • PopCorner
  • Atrás do Palco
  • Estreias de Filmes
  • Estreias de Séries
  • Guia TV
  • Trailers
MEO à velocidade máxima de 10Gbps

De "A Ressaca" ao novo "Velocidade Furiosa": os grandes 'buddy movies' do cinema

L.S.
5 ago 2019 14:34
Atualidade
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
  • "Sequela" desgrenhada: Will Ferrell reaparece em jogo de hóquei como Elf, o falso duende
    Showbiz · 30 dez 2024 16:54

    "Sequela" desgrenhada: Will Ferrell reaparece em jogo de hóquei como Elf, o falso duende

  • "Scary Movie" não acabou: novo 'susto de filme' chega em 2025
    L.S. · Atualidade · 12 abr 2024 10:30

    "Scary Movie" não acabou: novo 'susto de filme' chega em 2025

Este artigo tem mais de 5 anos
Juntam duas ou mais personagens contrastantes para grandes aventuras: de clássicos como "48 Horas" a "Arma Mortífera" aos mais recentes "A Ressaca" e "Velocidade Furiosa: Hobbs & Shaw"", agora nos cinemas, os "buddy movies" sempre tiveram sucesso. O SAPO Mag recorda alguns dos melhores exemplos.
  • Juntam duas ou mais personagens contrastantes para grandes aventuras: de clássicos como "48 Horas" a "Arma Mortífera" aos mais recentes "A Ressaca" e "Velocidade Furiosa: Hobbs & Shaw"", agora nos cinemas, os "buddy movies" sempre tiveram sucesso. O SAPO Mag recorda alguns dos melhores exemplos.
  • Após andarem aos socos e insultos em "Velocidade Furiosa 7" e "8", forma-se uma aliança improvável entre o agente especial Luke Hobbs (Dwayne Johnson) e o antigo renegado Deckard Shaw (Jason Statham), que continuam a insultar-se mas juntam-se para enfrentar um anarquista cibernético geneticamente alterado (Idris Elba).
  • Começou como uma aventura no mundo do “Street Racing” na cidade de Los Angeles com um jovem polícia infiltrado que leva o envolvimento para lá da missão. Vin Diesel e Paul Walker lideraram um grupo de foras-da-lei sempre a crescer ao longo de sete filme. E a saga continuou com apesar da morte trágica de Walker.
  • O mais mítico de todos os «buddy cop films» foi realizado por Richard Donner e emparelhou Mel Gibson e Danny Glover, o primeiro como o polícia maníaco e suicidário e o segundo como o agente pai de família à beira da reforma. Toda a equipa se juntou em três sequelas muito populares, em 1989, 1992 e 1998.
  • Geena Davis e Susan Sarandon têm dois dos papéis das suas vidas neste filme de Ridley Scott, um invulgar «buddy movie» no feminino.
  • O primeiro é um clássico dos anos 80 e um dos mais célebres filmes sobre viagens no tempo de sempre, com Michael J. Fox a regressar aos anos 50 e a encontrar os seus pais em adolescentes. E principalmente a fazer uma dupla espantosa com Christopher Lloyd,
  • Mike e Sully, com as vozes de Billy Crystal e John Goodman, tornaram-se uma das duplas mais amadas do cinema de animação neste super-êxito da Pixar. Este Verão regressam ao grande ecrã numa prequela.
  • Um dos mais emblemáticos «buddy-movies» de sempre, considerado o primeiro exemplo do género no policial, o «buddy cop film», que faria escola na década de 80. Eddie Murphy estreou-se no cinema ao lado de Nick Nolte, neste gigantesco sucesso de Walter Hill que emparelha um polícia com um ladrão.
  • Bradley Cooper, Ed Helms e Zach Galifianakis protagonizaram o êxito surpresa de 2009, uma comédia desvairada que já deu origem a duas sequelas, com a mesma equipa.
  • O primeiro grande sucesso de Kathryn Bigelow, com Keanu Reeves como o polícia que se infiltra e se integra no bando de supostos meliantes que ele é suposto apanhar. Este sub-género de «buddy cop film» teve algum sucesso, nomeadamente na série «Velocidade Furiosa».
  • Policial divertido, com Gregory Hines e Billy Crystal como agentes que deixaram a profissão para abrir um bar e se vêem forçados a regressar à ação.
  • Um sucesso surpresa esta atualização do conceito da série juvenil «Rua Jump 21», que lançou Johnny Depp para o estrelato na viragem para os anos 90. O filme de Phil Lord e Christopher Miller, protagonizado por Jonah Hill e Channing Tatum, assumia um tom de comédia para adultos e foi um inesperado êxito de crítica e bilheteira, que deu origem a uma sequela igualmente bem-sucedida dois anos depois, «Agentes Secundários».
  • Dwayne Johnson, Jack Black, Kevin Hart e Karen Gillan são os "avatares" de quatro adolescentes  transportados para o ambiente de selva do jogo de uma antiga consola. Muita comédia e ação de um grupo que regressa já no final do ano...
  • Gene Wilder e Richard Pryor emparelham pela primeira vez nesta comédia de grande sucesso, assinada por Arthur Hiller. A dupla voltaria a juntar-se em mais três filmes, «Dois Amigos em Apuros (1980), «Cegos, Surdos e Loucos» (1989) e «Outra Vez Tu?» (1991), este o último que qualquer um deles protagonizaria.
  • Jeremy Renner, Ed Helms e Jon Hamm lideram uma "equipa" de amigos que desde a adolescência joga à apanhada e que, para surpresa dos que os rodeiam, continuam com esses comportamentos quando são quarentões...
  • Comédia de algum sucesso popular com Tim Allen, John Travolta, Martin Lawrence e William H. Macy como quatro homens de meia idade que tentam aumentar a emoção de uma vida sem sal, fazendo-se à estrada de moto e blusão de cabedal.
  • Dean Martin e Jerry Lewis fizeram uma parelha cómica, nos palcos e no cinema, que se tornou mitica na década de 50. Juntos fizeram 16 filmes, sendo esta fita realizada por Frank Tashlin uma das mais populares da dupla.
  • Um popular «buddy cup film», que marcou a estreia na realização de Michael Bay e deu os primeiros papéis protagonistas de sucesso no cinema a Will Smith e Martin Lawrence. O três voltaram a juntar-se numa sequela em 2003 e já terminou a rodagem do terceiro filme, que chega no ano que vem.
  • Uma nova abordagem ao mais famoso personagem de Arthur Conan Doyle, "Sherlock Holmes", o detetive e o seu leal parceiro Watson, Robert Downey Jr e Jude Law: foram dois filmes e o terceiro está a caminho.
  • Keanu Reeves saltou para a fama ao lado de Alex Winter nesta comédia sobre adolescentes que viajam no tempo, que deu origem a uma sequela, uma série televisiva de animação e outra de imagem real.
  • Mais um polícial de acção de contrastes, desta vez com Jim Belushi como polícia americano a emparelhar com Arnold Schwarzenegger como polícia russo. Walter Hill, que já dirigira «48 Horas», conseguiu que este fosse o primeiro filme americano com cenas filmadas na Praça Vermelha de Moscovo.
  • Jackie Chan atingiu finalmente o super-estrelato no Ocidente com esta comédia policial de ação ao lado de Chris Tucker, cujo sucesso foi tão grande que deu origem a duas sequelas, em 2001 e 2007, todas com êxito.
  • Um clássico de culto com John Belushi e Dan Aykroyd a fazer crescer em cinema os Blues Brothers que criaram para sketches de televisão. Houve uma sequela 18 anos depois, já após o falecimento de Belushi.
  • Um dos maiores sucessos da década de 80, com Bill Murray, Dan Aykroyd e Harold Ramis juntos a caçar fantasmas. Deu origem a uma sequela e duas séries de animação.
  • Clint Eastwood e Burt Reynolds eram duas das maiores estrelas da época mas este recuo ao tempo dos gangsters, embora muito falado, não teve o êxito esperado.
  • Seth MacFarlane estreou-se em grande no cinema como realizador e argumentista desta comédia sobre a relação entre Mark Wahlberg e o desbocado ursinho de peluche Ted, que foi um dos maiores êxitos do ano e já teve sequela que não correu tão bem.
  • Um enorme sucesso surpresa, que juntou Will Smith e Tommy Lee Jones como agentes de controlo de extraterrestres, às ordens de Barry Sonnenfeld. O trio tentou repetir a magia sem o mesmo sucesso em 2002 e 2012. Este verão, não correu melhor um novo filme "internacional" com Chris Hemsworth e Tessa Thompson.
  • Um êxito inesperado, com Billy Crystal, Daniel Stern e Bruno Kirby como os três amigos que vão tentar a vida do Velho Oeste. Jack Palance ganhou um Óscar e teve uma sequela em 1994.
  • O filme que lançou a carreira de Kevin Smith e se tornou um dos símbolos máximos do cinema independente americano dos anos 90. Brian O'Halloran e Dante Hicks são os funcionários da loja de conveniência (papel que repetem na sequela de 2006) mas foram as personagens de Jay e Silent Bob que mais futuro teriam, no cinema e na televisão.
  • A comédia que emparelhou Jeff Daniels com um então pouco conhecido Jim Carrey lançou a carreira dos irmãos Peter e Bobby Farrelly no cinema e inaugurou o ciclo de humor desbragado e escatológico dos anos 90. Teve uma prequela e uma série de tv.
  • Os maiores «action-heroes» dos anos 80 regressaram ao cinema todos juntos nesta fita de Sylvester Stallone, que se revelou um enorme sucesso. A sequela, em 2012, trouxe ainda mais heróis musculados à festa. A terceira fita de 2014 teve piores resultados, mas q aurta chega em 2019.
  • Uma variação curiosa nos «buddy cop films», com James Woods como o polícia que tem de suportar Michael J. Fox como o ator de Hollywood que o quer estudar para um papel.
  • Woody Harrelson junta-se a Wesley Snipes nesta comédia de sucesso sobre dois vigaristas do basquetebol. O sucesso da dupla levou a que os atores se juntassem em 1995 no policial «O Comboio do Dinheiro», que foi um «flop».
  • A mítica parelha de polícias que fez história na tv dos anos 80 tem novas encarnações no cinema pela mão de Michael Mann e com os rostos de Colin Farrell e Jamie Foxx.
  • Após «Dois Homens e Um Destino», Paul Newman volta a juntar-se a Robert Redford e averba um sucesso ainda maior, numa fita sobre dois vigaristas nos anos 30 que ganhou o Óscar de Melhor Filme.
  • Um pequeno filme de culto que foi um flop nas carreiras acidentadas de Mickey Rourke e Don Johnson, como um motoqueiro e um cowboy numa aventura que se passa alguns anos no futuro.
  • Arnold Schwarzenegger estreou-se na comédia com sucesso ao lado de Danny DeVito neste grande êxito de Ivan Reitman. Está prevista uma sequela entitulada «Triplets», com Eddie Murphy como o terceiro irmão.
  • Drama oscarizado de imenso sucesso com Tom Cruise e Dustin Hoffman como irmãos em viagem pelo país, com a segundo a arrecadar o segundo Óscar de Melhor Ator da sua carreira no papel do autista Raymond.
  • Owen Wilson e Vince Vaughn juntam-se nesta comédia de sucesso como dois amigos que se infiltram em casamentos para aproveitar a festa. Os dois atores voltaram a juntar-se como protagonistas no filme «Os Estagiários», que estreia em junho.
  • Richard Dreyfuss e Emilio Estevez protagonizam este sucesso surpresa no papel de dois polícias encarregues do turno da noite na vigilância a uma empregada de mesa. Teve uma sequela pouco feliz em 1993.
  • Jack Lemmon e Walter Matthau encarnam Felix e Oscar na versão cinematográfica da célebre peça de Neil Simon. A experiência foi tão boa que voltariam a co-protagonizar mais nove filmes, incluindo uma sequela a esta comédia,  feita 30 anos depois.
  • Steve Martin e John Candy protagonizam um dos exemplos mais populares da comédia assente nos contrastes entre personagens de personalidades, comportamentos e físicos opostos.
  • Esta versão bem humorada das aventuras de Butch Cassidy e Sundance Kid emparelhou pela primeira vez Paul Newman e Robert Redford e foi um dos maiores êxitos da época. Os atores voltariam a juntar-se poucos anos depois num êxito ainda maior, «A Golpada».
  • Remake do filme francês «Três Homens e um Berço», que foi um enorme sucesso para Tom Selleck, Steve Guttenberg e Ted Danson, como solteirões a tomar conta de um bebé. O realizador foi Leonard Nimoy, imortalizado como Mr. Spock. Em 1990 surgiu a sequela, «Três Homens e Uma Menina».
  • Um dos primeiros e mais emblemáticos filmes de Judd Apatow, com Jonah Hill e Michael Cera à frente de um elenco com muitos dos membros que se tornariam recorrentes na pandilha do cineasta, como Seth Rogen, Bill Hader e Christopher Mintz-Plasse.
  • Clint Eastwood junta-se a Tommy Lee Jones, Donald Sutherland e James Garner neste filme empolgante e divertido sobre quatro seniores que se lançam numa viagem pelo espaço.
  • O mais mítico «buddy movie» da historia da animação na primeira longa-metragem de animação por computador de sempre. John Lasseter e a Pixar ficaram para a história com as aventuras dos brinquedos Woody e Buzz, que deram origem a duas sequelas verdadeiramente excepcionais, em 2000 e 2010.
  • Os polícias infiltrados da série policial dos anos 70 ganham vida em cinema na pele de Ben Stiller e Owen Wilson, numa comédia de sucesso que funciona como prequela da versão televisiva.
  • Mais um policial assente no contraste entre os dois agentes, aqui com Sylvester Stallone a dar a volta à sua imagem e a surgir em estilo «yuppie» ao lado de um desalinhado Kurt Russell.
  • Bing Crosby e Bob Hope já eram estrelas enormes a solo mas ganharam ainda maior popularidade ao surgirem juntos no cinema nesta comédia musical de enorme sucesso, que deu origem a mais seis filmes nas duas décadas seguintes, cujo título arrancava sempre com «Road to...».
  • Budd Abbott e Lou Costello fomaram uma dupla de humoristas ultra-popular nos anos 40 e 50 nos palcos, rádio, cinema e televisão. Juntos fizeram 36 filmes, sendo este, que parodia as fitas de monstros da Universal, um dos mais célebres.
  • Michael Cimino estreou-se na realização com esta fita de ação que reuniu Clint Eastwood, como um assaltante de grande experiência, com Jeff Bridges, como o jovem aprendiz irreverente.
  • O «sketch» «Wayne's World» do «Saturday Night Live» deu origem a este sucesso cinematográfico inesperado com Mike Meyers e Dana Carvey, que marcou a estreia do primeiro no cinema. Teve uma sequela em 1993.
  • Stan Laurel e Oliver Hardy, vulgo Bucha e Estica, são a dupla mais lendária da história do cinema, e fizeram mais de 100 filmes juntos entre as décadas de 20 e 40. Este é um dos mais populares e conta as suas aventuras hilariantes no Velho Oeste.
 
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
 

Veja também

  • "Sequela" desgrenhada: Will Ferrell reaparece em jogo de hóquei como Elf, o falso duende
    Showbiz · 30 dez 2024 16:54

    "Sequela" desgrenhada: Will Ferrell reaparece em jogo de hóquei como Elf, o falso duende

  • "Scary Movie" não acabou: novo 'susto de filme' chega em 2025
    L.S. · Atualidade · 12 abr 2024 10:30

    "Scary Movie" não acabou: novo 'susto de filme' chega em 2025

Em destaque

  • Portugal na final do festival da Eurovisão: conheça os primeiros semifinalistas
    Música · 13 mai 2025 22:22

    Portugal na final do festival da Eurovisão: conheça os primeiros semifinalistas

  • Festival da Eurovisão: versões de "Deslocado", dos Napa, conquistam TikTok. Veja os vídeos
    Música · 13 mai 2025 13:49

    Festival da Eurovisão: versões de "Deslocado", dos Napa, conquistam TikTok. Veja os vídeos

    por Tiago David
  • Brad Pitt nas voltas da Fórmula 1: veja o novo trailer de "F1"
    L.S. · Atualidade · 13 mai 2025 16:51

    Brad Pitt nas voltas da Fórmula 1: veja o novo trailer de "F1"

  • Morreu Samuel French, ator de "Fear the Walking Dead" e do filme "Assassinos da Lua das Flores"
    Séries · 13 mai 2025 14:42

    Morreu Samuel French, ator de "Fear the Walking Dead" e do filme "Assassinos da Lua das Flores"

Últimas

  • Séries · 14 mai 2025 11:49

    Há boas notícia para os fãs de "Fallout": Prime Video confirma terceira temporada da série

  • SAPO Digital Studio · Atualidade · 14 mai 2025 11:29
    Patrocinado

    Altitude Film Fest: TAP recebe candidaturas de curtas-metragens até ao fim de maio

  • L.S. / AFP · Atualidade · 14 mai 2025 11:18

    Morreu Robert Benton, o realizador que ganhou os Óscares com "Kramer Contra Kramer" e "Um Lugar no Coração"

  • Música · 14 mai 2025 10:57

    Há um novo festival no Porto: Noites dos Jardins do Palácio estreia-se em setembro

  • L.S. / AFP · Atualidade · 14 mai 2025 10:43

    Festival de Cannes: Juliette Binoche homenageia fotojornalista palestiniana morta em Gaza

  • Música · 14 mai 2025 10:10

    Do escritório de advogados aos palcos, à conversa com Afonso Dubraz: "O meu novo álbum vai ter um funk"

    por Tiago David
 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar
  • Música

    Showbiz

    Passatempos

  • Filmes

    • Estreias
    • No Cinema
    • Notícias
    • Críticas
    • Todos os Filmes
    • Trailers
    • Especiais
  • Séries

    • Estreias
    • Notícias
  • TV

    • Programação
    • Notícias
  • Óscares

    • Vencedores
    • Notícias
    • História
    • Trailers
  • Instagram
  • Facebook
  • X

      Notificações

      Última hora
      Geral

      Notificações bloqueadas pelo browser

      Veja também

      Relacionados Playlist

      Autoplay