Um filme de comemoração das seis décadas sobre a criação da República Popular da China vai ser realizado por
Zhang Yimou, que está actualmente a deliberar entre quatro argumentos previamente aprovados pelo estado chinês.
O cineasta também já tem agendada a coreografia de um espectáculo de fogo de artifício e de uma parada militar na Praça de Tianamen a 1 de Outubro de 2009, o aniversário oficial da criação da China comunista.
Trata-se, para alguns, da assunção de Yimou como o cineasta oficial de um regime do qual, na juventude, fora um dos principais críticos.
«Milho Vermelho» (1987), o primeiro filme realizado por Zhang Yimou, que se tornaria o mais importante expoente da chamada Quinta Geração de Realizadores Chineses, surpreendeu o mundo e ganhou o Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim.
Na China, a estreia seria logo proibida pela imagem negativa que passava ao abordar a luta dos camponeses chineses no seu ambiente de extrema pobreza.
Pouco depois,
«Esposas e Concubinas» (1991) também foi muitíssimo polémico no seu país natal pelas supostas críticas ao autoritarismo inerente à cultura chinesa.
Finalmente, e apesar da sucessão imensa de elogios e prémios internacionais que conquistava de filme para filme, Yimou atingiu o máximo da sua controvérsia na China com a realização de
«Viver» (1994), que apresentava um retrato crítico de várias políticas administrativas do governo chinês e que voltou a ser impedido de estrear nos cinemas do país.
Nessa altura, Yimou foi interditado de filmar durante dois anos e a partir daí a sua relação com o Estado Chinês tem-se invertido, assumindo uma posição de cada vez maior proximidade.
Os recentes épicos
«Herói» (2002),
«O Segredo dos Punhais Voadores» (2004) e
«A Maldição da Flor Dourada» (2006) tiveram forte investimento financeiro do governo chinês e o ano passado Yimou foi o cineasta que dirigiu as cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim.
Uma reviravolta que poucos admiradores do cineasta que emergiu nos circuito dos festivais nos anos 90 seriam capazes de prever.
Comentários