A antestreia do filme "O Último Animal", de Leonel Vieira, e um concerto de David Fonseca são dois dos destaques do YMotion - Festival de Cinema Jovem de Famalicão, que começa no dia 21, anunciou a organização.
O festival de cinema, que tem como missão apoiar o cinema de jovens realizadores, entre os 12 e os 35 anos, tem uma programação abrangente, contando este ano com a antestreia nacional da longa-metragem "O último animal", de Leonel Vieira.
O filme é uma coprodução luso-brasileira rodada no Rio de Janeiro, que mergulha no submundo do jogo ilegal e do tráfico de droga.
Do elenco faz parte o ator português Joaquim de Almeida, que estará em Famalicão para apresentar o filme.
Da programação anunciada, sabe-se que este ano a direção do festival selecionou 40 curtas-metragens de jovens realizadores portugueses, todos em competição pelo Grande Prémio Joaquim de Almeida.
O júri deste ano contará com Tiago R. Santos (argumentista), Paulo Trancoso (presidente da Academia Portuguesa de Cinema), Cláudia Clemente (escritora e realizadora), Paulo Pires (ator), Fernando Vasquez (jornalista e programador), Lúcia Pires (realizadora e argumentista) e Bruno Carnide (realizador e programador).
O festival irá ainda prestar homenagem à atriz portuguesa Soraia Chaves e exibir as primeiras imagens do "objeto musical" "Tiago Bettencourt - O outro lado do eclipse", que o músico está a fazer sobre o impacto da pandemia da covid-19 na sua carreira.
O oitavo YMotion terminará com um concerto de David Fonseca, que tem andado em digressão pelo país, com o mais recente álbum, "Living Room Bohemian Apocalypse".
O festival YMotion decorrerá em vários espaços de Famalicão, nomeadamente o Centro de Estudos Camilianos e a Casa das Artes.
Comentários