"Star Wars" pode ter cada vez mais diversidade à frente das câmaras, mas entre as pessoas que tomam as principais decisões criativas, realizadores e argumentistas, a galáxia só tem um tom: 96% são homens brancos.

As contas são da revista Variety e já incluem os planos para uma nova série de filmes de "Star Wars" produzidos pela equipa por detrás de "A Guerra dos Tronos", anunciados na terça-feira à noite: nos últimos 41 anos, 24 pessoas foram contratadas para ficar nas principais posições de liderança de 17 filmes "Star Wars".

Destas, a única exceção entre os homens brancos foi a argumentista Leigh Brackett, que esteve envolvida em "O Império Contra-Ataca" (1980).

Não existem homens ou mulheres de cor, avança a revista, apesar de reconhecer o esforço na criação das personagens e que aos comandos da saga na Lucasfilm está uma mulher, Kathleen Kennedy.

A lista junta os nove filmes dos episódios oficiais das três trilogias (1977-1983, 1999-2005, 2015-2019), os dois spin-off "("Rogue One" e "Solo") e mais as duas trilogias em desenvolvimento, a de Rian Johnson (argumentista e realizador de "Star Wars: Os Últimos Jedi") e agora a de David Benioff e D.B. Weiss.