Eis publicidade para "Star Wars: O Despertar da Força" que a Disney não pode criar com todo o dinheiro ou imaginação do mundo: Aleksandr Borovik, um ucraniano de 25 anos que se veste como o Imperador palpatine, vilão da saga "Star Wars" foi eleito para o concelho municipal da cidade de Odessa com 54% dos votos.

O jovem foi um dos quase 50 candidatos que se apresentaram às eleições locais com nomes do universo "Star Wars", enfurecendo Sasha Borovik, candidato à Câmara, que comentou no Facebook: "Todos temos as nossas próprias escolhas... mas está acima da minha compreensão. O que se passa com vocês?"

Foi o episódio mais inesperado num país com zonas em guerra civil e onde os atos eleitorais são marcados por compra de votos e negociatas obscuras de bastidores.

Ainda no domingo, soube-se que alguém mascarado de Chewbacca encontrou a "força" ao ser detido na cidade por conduzir sem documentos de identificação quando transportava... um homem vestido como Darth Vader, que pretendia ir votar e alegou que Chewbacca era o seu animal de estimação e servo, pelo que não precisava de papéis.

Note-se que já faz parte da tradição que vários Darth Vader se apresentem às eleições na Ucrânia. Nas últimas para o Parlamento nacional, foram 16 e vários tinham mudado legalmente de nome e fizeram campanha trajados a rigor.

Já a 23 de outubro, uma estátua de Vladimir Lenine foi transformada precisamente no Lorde Sith, na execução da nova lei ucraniana que proíbe os símbolos do recente passado comunista.