Para Ewan McGregor, trabalhar na segunda trilogia "Star Wars" foi, por vezes, "realmente aborrecido".

O ator aceitou ser o jovem Jedi Obi-Wan Kenobi nos filmes de 1999, 2002 e 2005 contra os conselhos do tio, Denis Lawson, que foi Wedge Antilles, um piloto dos caças estelares X-wing ao lado de Luke Skywalker na primeira trilogia.

Mas ao passar de "Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma" (1999) para "Star Wars: Episódio II - O Ataque dos Clones" (2002) e finalmente "Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith" (2005), o criador da saga e realizador George Lucas recorreu cada vez aos efeitos especiais porque, como explicou Ewan McGregor numa entrevista ao The Hollywood Reporter, "adora tecnologia e adora entrar nesse mundo".

"Ele queria mais e mais controlo sobre o que podíamos ver à volta", acrescentou.

Como se pode ver em documentários de produção, quando chegou ao último filme, os cenários e ambientes físicos tinham praticamente desaparecido e os atores estavam em estúdio rodeados de ecrãs azuis, que seriam substituídos em pós-produção pelos efeitos gerados por computador.

"Após três ou quatro meses disso, fica realmente aborrecido - especialmente quando as cenas são... não quero ser indelicado, mas não é Shakespeare. Não há nada para mergulhar nos diálogos que nos possa satisfazer quando não existe ambiente. Foi muito difícil de fazer.", recorda sobre os filmes.

Os filmes da segunda trilogia estiveram longe de ser consensuais entre os fãs e o ator reconhece na mesma entrevista que "foi difícil eles não terem sido bem recebidos. Isso foi bastante complicado. Globalmente não gostaram muito deles."

Por esta altura, já começou a produção da série do Disney+ "Obi-Wan Kenobi", onde Ewan McGregor retoma o papel de mestre Jedi e e também se destaca o regresso de Hayden Christensen como Darth Vader.

A série ainda não tem data de lançamento, mas a oportunidade de regressar à personagem com outra maturidade deixou-o "bastante entusiasmado".

"Talvez mais agora do que os primeiros, porque estou mais velho – acabei de fazer 50 – e estou numa fase muito melhor", partilhou.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.