"2001: Odisseia no Espaço" (1968) é um dos filmes mais admirados e discutidos da história do cinema.

Existem muitas teorias e debates, nomeadamente sobre os últimos 15 minutos e da jornada do Dave Bowman (Keir Dullea), com ele já em idade avançada, deitado na cama de um luxuoso quarto, quando começa a sentir a presença do famoso monolito.

Como um mágico que nunca revela os seus segredos (obsessivo, claro), o próprio realizador Stanley Kubrick também evitava o assunto nas raras entrevistas que deu, enquanto o escritor da obra, Arthur C. Clarke, chegou a dizer que "Nós falhámos se compreenderem completamente '2001'. Queríamos levantar muito mais perguntas do que aquelas a que respondemos".

Agora, quando se festejam os 50 anos da estreia nas salas, tornou-se viral um depoimento inédito onde o próprio realizador parece explicar o que aconteceu.

O segmento surge num documentário de 1980 de Jun’ichi Yaoi nunca estreado sobre os alegados acontecimentos paranormais que ocorreram durante a rodagem de "The Shining", também de Kubrick. Uma cassete VHS com imagens em bruto foi vendida no eBay em 2016 e foi agora colocada online a 29 de junho.

"Tentei evitar fazer isto desde que o filme estreou. As ideias pareceram patetas quando apenas se fala delas, enquanto que, se forem dramatizadas, a pessoa sente. Mas vou tentar", ouve-se Kubrick a dizer a Yaoi quando este lhe telefonou.

"Supostamente a ideia era que ele fosse levado por entidades divinas, criaturas de energia pura e inteligência sem forma ou modelo. Elas colocam-no no que suponho que podemos descrever como um zoológico humano para o estudar, e toda a sua vida se passa, dali em diante, naquele quarto. E ele não tem a sensação do tempo. Apenas parece que acontece, como sucede no filme", avança o realizador.

Aquele famoso quarto, que Kubrick descreve como uma "cópia deliberadamente pouco fiel da arquitetura francesa", foi escolhido porque as criaturas pensaram que Dave Bowman "acharia bonito, mas  não tinham a certeza. Tal como nós não temos bem a certeza do que fazer nos jardins zoológicos com animais para tentar dar-lhes o que pensamos ser o seu ambiente natural".

"De qualquer forma, quando terminam [a experiência] com ele, como acontece com tantos mitos de todas as culturas no mundo, ele é transformado numa espécie de super ser e reenviado para a Terra, transformado e numa espécie de super-homem. Só temos de adivinhar o que acontece quando ele regressa. É o padrão de muita mitologia e era isso que estávamos a tentar sugerir", concluiu.

A sequência com a explicação pode vista no YouTube.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.