Martin Scorsese, Bill Murray, Edward Norton, John Travolta e Benicio del Toro estão na lista de convidados da XIV edição do Festival de Roma, que começa esta quinta-feira.
"Nos últimos três anos, dois filmes vencedores dos Óscares foram apresentados em Roma", recordou Antonio Monda, diretor do evento, que não possui júri ou competição e concede apenas o prémio do público.
Os filmes foram "Green Book", de Peter Farrelly, e "Moonlight", de Barry Jenkins.
Gangsters, mordomos, detetives particulares e até zombies serão os heróis da nova edição, que terminará a 27 de outubro e tem 40 longas-metragens na secção oficial, além de 15 palestras com o público de atores ou cineastas na sede tradicional do Auditório de Roma.
O ator e realizador americano Edward Norton abre esta quinta-feira a festa romana com o filme "Os Órfãos de Brooklyn", um "thriller" que marca o seu regresso atrás das câmeras, onde interpreta um detetive particular com síndrome de Tourette, cujo mentor (Bruce Willis) dirige uma agência de investigações.
Entre os lançamentos mais esperados está "O Irlandês", de Martin Scorsese, que será exibido na segunda-feira na presença do mestre ítalo-americano, que acaba de estrear o filme no Festival de Nova Iorque.
O filme conta um dos maiores mistérios não resolvidos da história dos Estados Unidos, o desaparecimento do lendário sindicalista Jimmy Hoffa.
Considerado pelos críticos como uma das suas obras-primas, o filme reúne Al Pacino, Robert De Niro e Joe Pesci para contar um dos grandes assassinatos da máfia americana.
Os fãs italianos da série de televisão "Downton Abbey", o drama histórico britânico que alcançou 120 milhões de espectadores, também apreciarão a adaptação cinematográfica da vida da família Crawley e dos seus empregados enquanto se preparam para a visita do rei Jorge V e da sua esposa.
Programação para todos
Uma grande variedade de filmes e documentários completam o programa, que inclui o filme biográfico "Judy" de Rupert Goold, sobre a cantora e atriz americana Judy Garland com cenas dos seus últimos espetáculos em Londres em 1968, com Renée Zellweger (Bridget Jones) no papel principal.
Também será prestada homenagem ao pai do "western spaghetti", Sergio Leone, à escritora Andrea Camilleri e à atriz Lucia Bosé, que falará ao público para comentar a restauração de "Satyricon" (1969), de Federico Fellini.
Os espectadores descobrirão ainda aspectos desconhecidos da vida do tenor italiano Luciano Pavarotti, morto em 2007, num documentário do americano Ron Howard.
Os fãs da estrela de rock Bruce Springsteen apreciarão "Westerns Stars", o documentário que "The Boss" dirigiu com Thom Zimny.
Como todos os anos, uma série de personalidades discutirá o seu trabalho com o público, uma das secções mais interessantes e populares.
Este ano, contará com a atriz francesa Fanny Ardant e o seu compatriota, o cineasta Olivier Assayas, bem como com os atores Edward Norton, Benicio Del Toro e John Travolta.
O ator, cantor e dançarino, famoso por "Grease" e "Febre de Sábado à Noite", receberá um prémio especial pela sua atuação em "The Fanatic", dirigido pelo americano Fred Durst, no qual ele interpreta um fã obcecado por um ator de Hollywood.
Comentários