«Para mim, o museu é um símbolo da vontade, significa que todos têm uma oportunidade na vida», declarou depois de uma curta cerimónia.

«Tudo é possível com ambição. Sejam ambiciosos», exclamou.

Apesar da chuva, dezenas de fãs receberam o compatriota, que permaneceu menos de uma hora no local de sua infância.

Schwarzenegger, de 64 anos, inaugurou uma estátua de bronze gigante feita à sua imagem, representativa da época em que ganhou cinco vezes o título de Mister Universo e sete vezes o de Mister Olympia, honras que contribuíram para a sua notoriedade no culturismo e que também lhe abriram as portas de Hollywood.

Dentro da casa amarela com uma porta de entrada marcada pelas iniciais «A.S», os visitantes podem recordar os grandes sucessos cinematográficos do ex-governador, como
«O Exterminador Implacável», já que a mota Harley Davidson que o ator usou no filme está exposta no primeiro andar do museu.

A sua cama de criança, os seus primeiros pesos e uma réplica do seu escritório no governo californiano também fazem parte do acervo de 1.000 objetos expostos nos 200 metros2 da antiga casa, onde «Arnie» viveu durante os primeiros 19 anos da sua vida.

O museu, aberto ao público desde 30 de julho, data do aniversário de Schwarzenegger, já recebeu mais de 5.000 visitantes de todas as nacionalidades, afirmou Peter Urdl, antigo colega de turma de Arnold.

Os fãs impossibilitados de viajar à Áustria podem conhecer o museu através do
site.

Agora afastado da política, Arnold Schwarzenegger dedica-se a escrever a sua autobiografia, que estará à venda em outubro de 2012.

SAPO/AFP