A lista de entrevistados disponíveis para falar sobre
«Os Vingadores» era tão longa quanto o número de protagonistas do filme. E
Scarlett Johansson é quem consegue grande parte da atenção dos jornalistas nos dias que os atores dedicaram à imprensa em Londres, mesmo antes da estreia mundial do filme.

É com um ar cansado depois da noite da antestreia que a loura tornada ruiva no filme de
Joss Whedon chega a esta entrevista. «Tivemos uma longa noite ontem, uma grande antestreia. Mas foi divertido, tivemos uma boa receção», explica.

Apesar do cansaço falou de tudo: da obsessão pela sua sensualidade que a farta, do duro treino físico para interpretar a
Viúva Negra e até descobriu pela primeira vez o seu próprio boneco de Lego.

O fato justo da Viúva Negra e o trabalho para lá caber

«Toda a gente está louca com a história do fato. Estou a ficar cansada disso. Quando estamos a treinar, contamos com o nosso treinador para ganhar massa muscular, perder massa muscular, para mudar o nosso corpo e, por isso, estamos sempre a seguir uma regime alimentar louco. Como resultado de lutar tanto e treinar tanto, conseguimos caber num fato tão justo. Todos os fatos são reveladores de alguma forma. Toda a gente fala do meu fato mas estes tipos... pode ver-se o corpo todo deles naqueles fatos.»

As heroínas que a inspiraram

«Não tive grande referência em heroínas. Fui inspirada pela história de origem da personagem. Muitos dos filmes com super-heroínas não têm sido muito bons. Não lhes têm feito justiça.

Muitas vezes, as personagens têm de se apoiar na sua sexualidade, fazer muitas poses e ser muito sexy em vez de serem 'bad ass'. Tanto o
Jon Favreau, que realizou o
«Homem de Ferro 2», como o
Joss Whedon queriam que a personagem fosse uma mercenária. Ela tem um passado obscuro, portanto, porque não celebrar isso?

Nunca fui grande fã de banda desenhada. Adorei a
Uma Thurman no
«Kill Bill» mas não recorri a qualquer inspiração específica para fazer esta personagem.»

Aprender russo para o filme

«Demorei alguns dias a memorizar as falas. Tive sorte porque tive uma professora de russo muito querida e divertida. Ela estava tão entusiasmada por eu estar a aprender russo. Ainda hoje falei com um jornalista da Ucrânia e perguntei-lhe o que ele tinha achado do meu russo. Ele disse: 'não era mau'.»

A conotação como a «femme fatale»

«Eu só não quero ser catalogada dessa forma. Tive muita sorte, quando era mais nova, por ter sido escolhida como a ingénua. Interpretei personagens que estavam numa transição, tal como eu na minha vida. Sinto que estou numa fase em que interpretarei personagens mais dinâmicas, mulheres adultas.»

Ver Nova Iorque sob ataque

«Nunca pensei nisso porque a cidade de Nova Iorque é tão universalmente icónica e foi usada tantas vezes como epicentro do mundo para mostrar ataques. Na verdade, isso foi o que aconteceu com o 11 de Setembro. Pegou-se numa cidade aparentemente impermeável e destruíu-se o que não se pensava possível. Apenas pensei que iria ser porreiro ver 'aliens' a voar pela cidade porque é um ótimo cenário para isso.»

A relação com a personagem de Hawkeye (Jeremy Renner)

«O Joss (Whedon) queria mostrar que estas personagens tinham um passado em conjunto, ele queria mostrar as ligações entre todas elas. A nossa cena em conjunto, mais do que indiciar um romance, mostra o lado humano das personagens. Trá-las para um nível que faz com que o público se consiga identificar com elas. É a isso que o público reage, é por isso que quando estamos a lutar pelas nossas vidas, o público está connosco.»

O que a atriz tem em comum com a personagem

«Acho que as duas somos muito convictas mas, para além disso, acho que não temos muito em comum. Tenho uma imagem muito empolada da minha «bad-assness». Depois de ter treinado e lutado contra estes tipos, por alguma razão acho que podia realmente derrotá-los.»

Vê pela primeira vez a sua personagem em Lego

«Isto é a minha personagem em Lego? Oh meu Deus! Ela é tão radical! Adoro a Viúva Negra em Lego. Quando soube que íamos ter personagens em Lego foi a melhor coisa que alguma vez me aconteceu. Eu adoro Legos. [pausa] Oh meu Deus, o meu cabelo sai! Se tirar o cabelo, de um lado tenho uma cara de lutadora e do outro uma cara simpática, uma cara de 'posso trazer-te um café?'»

O super-poder que gostava de ter

«Gostava de me poder teleportar porque odeio a segurança nos aeroportos.»

O seu papel de sonho

«Adorava fazer o papel de Norma Desmond [do filme «O Crepúsculo dos Deuses»], esse é o meu papel de sonho.»

Aparecer nas listas das mais sexy do mundo

«Acho que isso é só uma consequência de ter curvas. Nunca penso nisso exceto quando me bombardeiam com perguntas sobre sensualidade. Na verdade não tenho nada a dizer sobre isso porque é tão aborrecido. Mas claro que é melhor do que dizerem 'ela é feia'.»

Tom Hiddleston: «Todos os vilões são heróis na sua própria mente»