Desde 2005 que se tem registado uma redução consecutiva do número de espectadores nos cinemas. Essa tendência tinha sido contrariada apenas em 2010, com um ligeiro aumento, mas em 2011 voltou a registar-se uma quebra.

Os portugueses foram menos ao cinema em 2011, o que se traduziu também numa quebra na receita bruta de bilheteira de 2,3 milhões de euros face a 2010, totalizando agora 79,9 milhões de euros.

Fevereiro foi o pior mês em termos de espectadores, com 1,1 milhões de bilhete vendidos (uma redução de 26,4 por cento em relação a 2010). Maio foi o melhor, com uma subida de 29 por cento nas idas ao cinema, registando 1,2 milhões de espectadores.

A Zon Lusomundo voltou a ser a distribuidora líder de mercado, com 51,7 por cento da quota total. Dos 281 filmes estreados comercialmente, a Zon Lusomundo exibiu 127 em 2011.

AS três principais distribuidoras -
Zon Lusomundo, Columbia Tristar Warner e Castello Lopes - representam 88,6 por cento o mercado português, refere o ICA.

@Lusa