A intensa química à frente das câmaras de Kristen Stewart e Robert Pattinson como Bella e Edward no primeiro "Twilight" ["Crepúsculo" em Portugal] ajudou a tornar o filme um fenómeno cultural que rendeu muitos milhões de dólares e várias sequelas.

Mas atrás das câmaras, a preocupação era outra: que a mesma química levasse a um romance ilegal.

Robert Pattinson tinha 21 anos, mas Kristen Stewart ainda era menor e a idade de consentimento no estado da Califórnia é de 18 anos.

"Eu conseguia perceber que eles tinham imensa química e foi do género 'Oh, meu Deus'. Pensei 'A Kristen tem 17'. Não quero meter-me em coisas que sejam ilegais", recordou a realizadora Catherine Hardwicke durante o podcast The Big Hit Show.

O programa foi gravado na casa da realizadora, que fez uma ronda e mostrou o seu quarto, onde os dois atores fizeram o teste intenso em 2007, um ano antes da estreia do filme.

"O Rob e a Kristen fizeram o teste aqui na cama. Fizeram a cena do beijo e ele caiu e aterrou aqui no chão", explicou.

"O Rob estava tão envolvido que caiu da cama", reforçou Catherine Hardwicke, que estava a filmar tudo com uma pequena câmara de vídeo e teve de dizer ao ator para se acalmar.

Depois de ver isto, a realizadora achou melhor informar que a colega não tinha ainda 18 anos.

"Portanto, recordo-me de dizer ao Rob 'Já agora, a Kristen tem 17. No nosso país, é ilegal ter uma relação sexual...'. E ele respondeu, 'Ah, OK, tanto faz'.", recordou.

Mas o impacto foi mútuo: "No fim, a Kristen disse algo do género 'Tem de ser o Rob'".

O envolvimento acabou mesmo por acontecer mais tarde e os dois atores namoraram entre 2009 e 2012.