"The Incredibles 2: Os Super-Heróis" é mais um sucesso da Disney-Pixar, batendo recordes e ultrapassando em apenas duas semanas as receitas de bilheteira que o primeiro filme conseguiu em 2004.

Mas isto não quer dizer que todos tenham saído satisfeitos da sala de cinema.

Uma fã confrontou o realizador Brad Bird nas redes sociais e sem saber, cometeu um "pecado mortal" aos olhos de quem trabalha em animação.

A fã disse que tinha adorado o filme mas questionou a necessidade de ter palavrões. Acrescentou que era a única desilusão que tinha, mas que provavelmente não iria comprá-lo mais tarde por causa disso.

"Simplesmente não acho que seja apropriado e eu não deveria ter de filtrar um filme para crianças", rematou.

Talvez sem saber, a fã tocou num ponto sensível para quem trabalha no setor: a ideia de que as animações são automaticamente para crianças.

"Com todo o respeito, NÃO É um 'filme para crianças'. É animado e tem classificação PG", respondeu.

Segundo a definição do sistema da Motion Picture Association of America, a classificação PG significa que "algum material pode não ser apropriado para crianças e que devem ser os pais a tomar a decisão". Os filmes para crianças recebem a classificação G.

Quando outro fã perguntou se não era irritante as pessoas partirem do princípio que algo é para crianças só porque se trata de animação, o realizador não fugiu na resposta... , embora depois tenha a apagado.

"SIM. Acontece MUITO. E é principalmente irritante quando quem o faz é um crítico ou jornalista (que partimos do princípio que devia saber mais)"