Praticamente nenhuma imagem a sério de
«Avatar», o novo filme de
James Cameron, tinha sido vista até ao lançamento mundial do primeiro «trailer», o que, acrescentado ao facto do cineasta não dirigir nenhuma longa-metragem de ficção desde o hiper-êxito de bilheteira
«Titanic», em 1997, tornou imenso o sentimento de antecipação pelas primeiras imagens do filme.
Além disso,
«Avatar» será realizado com recurso à utilização de uma tecnologia revolucionária que faz uso de câmaras virtuais para criar imagens tridimensionais de um realismo nunca visto. O filme será uma fusão de «motion-capture», animação e imagem real, e será apresentado a 3 Dimensões.
Steven Spielberg, que viu alguns pedaços, já disse que irá revolucionar o cinema.
A Fox, produtora do filme, organizou sexta-feira passada uma espécie de «Avatar Day» em todo o mundo, incluindo Portugal (com as legendas em português integradas na imagem), em que se exibiram cerca de 15 minutos da película a 3 Dimensões, ao mesmo tempo que em todo o mundo o «trailer» chegou a internet.
A antecipação parece ter disparado mais por parte de quem viu a sessão em 3D, que na generalidade se assume estarrecida com as imagens que viu, do que por quem ainda só teve oportunidade de espreitar o trailer, que, apesar de ter uma extensão considerável, ainda não permite empatia imediata com as personagens (o filme passa-se num universo diferente...) e não é apresentado em 3D.
A história é a de um ex-marine (
Sam Worthington) que, ao ficar paralizado, aceita participar no programa Avatar, que coloca a sua mente num corpo geneticamente criado, um híbrido de ser humano e de uma raça alienígena chamada Na’vi. É precisamente no planeta destes últimos, Pandora, que ele ele será colocado e é também essa raça que ele deverá salvar da destruição.
O filme estreia em Portugal a 17 de Dezembro, um dia antes da estreia norte-americana. Entretanto, ainda em Novembro será lançado no mercado o «videogame» de «Avatar», desenvolvido pela Ubisoft com recurso à mesma tecnologia de criação de imagens tridimensionais usada no filme, e cujo
primeiro «trailer» também acaba de chegar à internet.
Comentários