A caminho dos
Óscares 2023
"Ice Merchants", o primeiro filme português nomeado para os Óscares, na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação, já está disponível no MEO Videoclube, em exclusivo até dia 11 para clientes MEO e gratuitamente até dia 12.
Na quinta-feira, a distribuidora Cinemundo anunciou que o filme de João Gonzalez chegaria a todas as operadores nacionais de Video on Demand no domingo, 12 de março (a cerimónia arranca à uma da manhã de segunda-feira, hora de Portugal continental).
A plataforma Filmin e o 'site' da Cinemundo também terão disponível o filme que ganhou a 25 de fevereiro Melhor Curta-Metragem nos Prémios Annie, os mais importantes para o o cinema de animação nos EUA.
Em paralelo, "Ice Merchants continua em exibição em mais de 20 salas de cinemas portuguesas, onde já foi visto por mais de 7.500 espetadores em três semanas.
Um pai e um filho vivem suspensos nas alturas, numa casa presa no alto de um precipício, e trabalham no comércio de gelo, que vendem numa aldeia na planície lá muito em baixo. Como lá chegam? Lançam-se pelos ares, de para-quedas, de forma tão temerária como visualmente espetacular: a partir deste ponto de partida simples mas graficamente muito arrojado, fazendo pleno uso da vertigem e das perspetivas mais extremas, “Ice Merchants”, completamente sem diálogos, está a conseguir conquistar públicos de todo o mundo, numa metáfora poderosa e universal sobre a família, a perda e a reconciliação.
Com apenas 14 minutos, tornou-se uma das raras curtas-metragens de animação portuguesa a ter estreia mundial no Festival de Cannes (seguindo-se a “Os Salteadores”, em 1994, na Semana da Crítica, “Estória do Gato e da Lua”, em 1995, na Selecção Oficial em Competição, e “Água Mole”, já em 2017, na Quinzena dos Realizadores) e o primeiro de todos a ser aí premiado, com o troféu Leitz Cine Discovery, destinado à melhor curta-metragem a concurso.
Foi o início de um período recheado de galardões em todo o mundo, que culminou com a primeira nomeação de um filme português ao Óscar.
O filme é o primeiro feito em contexto profissional de João Gonzalez, cineasta de 27 anos com formação clássica em piano e estudos de animação na londrina Royal College of Art, onde fez os dois filmes anteriores, “The Voyage” e “Nestor”, ambos já com sólida circulação em festivais.
A produção pertenceu à cooperativa Cola Animation, com o produtor a ser o multifacetado Bruno Caetano, 43 anos, também editor de BD e ele próprio realizador de filmes em animação “stop-motion” como o muito premiado “O Peculiar Caso do Senhor Jacinto” e de encantadores telediscos como “Cinegirasol” e “Fundo de Garrafa” para os Azeitonas.
TRAILER "ICE MERCHANTS".
* Notícia atualizada a 10 de março, com informação sobre o MEO Videoclube.
Comentários