A caminho dos
Óscares 2018
As estrelas que assistirão à noite de gala do cinema francês usarão, na próxima sexta-feira (2), uma fita branca em repúdio à violência contra as mulheres, anunciaram os organizadores dos prémios César, os "Óscares franceses".
"Todos vamos usar fitas brancas", disse à AFP o presidente da Academia dos César, Alain Terzian, o que acontece após a manifestação com vestidos pretos na festa dos Globos de Ouro e dos Bafta (o "Óscar" do cinema britânico), em solidariedade com o movimento #MeToo.
Terzian disse que a ideia foi proposta pela atriz e diretora franco-americana Tonie Marshall, em colaboração com a Fondation des Femmes, uma instituição que luta contra a violência às mulheres.
"Todos usaremos essa fita com determinação e convicção", acrescentou.
Depois do escândalo em torno de Harvey Weinstein - o poderoso produtor de Hollywood acusado de violação e assédio sexual -, multiplicaram-se as ações do mundo do cinema a favor das mulheres.
Na cerimónia dos Goya, o grande momento do cinema espanhol, no início de fevereiro, cerca de dois mil leques vermelhos com a hashtag #MÁSMUJERES foram distribuídos para os convidados do evento.
No último domingo (25), o encerramento do Festival de Cinema de Berlim também colocou os holofotes sobre o assédio sexual e a discriminação na indústria do cinema.
Comentários