Oito filmes portugueses, entre os quais "Cinzento e negro", de Luís Filipe Rocha, e "Cartas da Guerra", de Ivo Ferreira, estão pré-selecionados para os Prémios Platino de Cinema Ibero-Americano.

De acordo com a Academia Portuguesa de Cinema, foram propostos oito filmes portugueses para as diferentes categorias dos prémios. "Cinzento e Negro", de Luís Filipe Rocha, foi pré-selecionado em 11 categorias e "Cartas da guerra", de Ivo Ferreira, em oito.

A estes juntam-se ainda "A Mãe é Que Sabe", de Nuno Rocha, nomeado para melhor filme e melhor primeiro filme de ficção ibero-americano, e "A Toca do Lobo", de Catarina Mourão, "Mudar de Vida", de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo, e "O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu", de João Botelho, todos na categoria de melhor documentário.

Os prémios Platino, apresentados como os "Óscares latinos" cumprem a quarta edição em julho, com uma cerimónia em Madrid, sendo os nomeados anunciados em maio.

Os 140 filmes pré-selecionados, de 23 países ibero-americanos, foram revelados durante o 32º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, a decorrer no México.

Pela primeira vez, os prémios distinguirão ainda a melhor minissérie televisiva.