«O Rei Leão», história sobre o processo de crescimento de um filhote de leão - Simba -, à sombra do rei da selva, Mufasa, seu pai, estreou-se nos cinemas em 1994 e teve mais de 783 milhões de dólares de receita de bilheteira em todo o mundo.

A produção da Disney, realizada por
Roger Allers e
Rob Minkoff, foi considerada em 1994 a mais rentável de sempre na animação. Em Portugal foi um dos primeiros filmes de animação a ter dobragem em português.

«O Rei Leão» conquistou dois Óscares, de melhor banda sonora e melhor canção original, com «Can You Feel the Love Tonight», composta e interpretada por Elton John. A versão original inclui as vozes de atores como
Matthew Broderick,
Jeremy Irons,
James Earl Jones e
Whoopi Goldberg.

Em setembro passado, no fim-de-semana de estreia nos Estados Unidos,
«O Rei Leão» em 3D arrecadou 22,4 milhões de euros de receita de bilheteira.

Na altura, citado pela Associated Press, Dave Hollis, da distribuidora, disse que nas salas de cinema estariam reunidas «as crianças dos anos 1990 que são agora pais [adultos] em 2010 e que elas próprias levam os seus filhos para partilhar o que foi, para eles, uma grande experiência há vinte anos».

Os estúdios Disney anunciaram que mais quatro filmes de animação irão regressar às salas de cinema com versão em 3D. No próximo ano, voltarão a ser exibidos
«A Bela e o Monstro» (1991) e
«À Procura de Nemo» (2003), feito em conjunto com os estúdios Pixar, e em 2013
«Monstros e Companhia» (2001), também uma parceria com a Pixar, e
«A Pequena Sereia» (1989).

@Lusa