O músico português
Nuno Maló, autor de várias bandas sonoras para filmes, foi eleito o compositor revelação do ano nos Estados Unidos, anunciou hoje a Associação Internacional de Críticos de Música para Cinema.

Nuno Maló, que vive nos Estados Unidos desde 1996, era candidato em duas categorias na sétima edição dos prémios, que são atribuídos por aquela associação a compositores que escrevam música para cinema.

O músico português foi premiado pela banda sonora de
«Amália - O Filme», de
Carlos Coelho da Silva, para a qual compôs vinte temas orquestrais interpretados pela Filarmónica de Budapeste.

Na categoria de compositor revelação, além de Nuno Maló, estavam também nomeados os Daft Punk, Óscar Araújo, Arnau Bataller e Herbert Gronemeyer.

Nascido na Madeira em 1977, Nuno Maló estudou composição para cinema em Los Angeles e é autor de várias bandas sonoras de filmes portugueses, entre os quais
«Assalto ao Santa Maria», de Francisco Manso,
«Contraluz», de Fernando Fragata,
«O Julgamento» e
«A Arte de Roubar», ambos de Leonel Vieira,
«Filme da Treta», de José Sacramento, e
«Mulher Polícia», de Joaquim Sapinho.

«A Profecia Celestina» (2006), de Armando Mastroianni, e «The Lost and Found Family» (2009), de Barnet Bain, foram duas produções internacionais para as quais compôs a música original.

Casado com uma pianista, Nuno Maló já tinha sido antes distinguido pelo seu trabalho, com o Prémio de Composição Henry Purcell.

Para a sétima edição dos prémios norte-americanos, estava também nomeado outro português, Miguel D'Oliveira, pela partitura para o documentário «The Battle of Britain», produzido pela BBC, mas que acabou por não ser distinguido.

O francês
Alexandre Desplat foi eleito o compositor do ano. O premiado músico francês recebeu ainda galardões pela música original para os filmes
«O Escritor Fantasma» e
«O Discurso do Rei», pelo qual está este ano nomeado para um Óscar.

John Powell recebeu o prémio de melhor banda sonora do ano e melhor música para um filme de animação com
«Como treinares o teu dragão».

Os franceses
Daft Punk venceram na categoria de melhor banda sonora original de um filme de fantasia, terror ou ficção científica com
«Tron - O Legado».

Danny Elfman, três vezes nomeado aos Óscares e parceiro de longa data de
Tim Burton, venceu o prémio de melhor canção com «Alice’s Theme», para o filme
«Alice no País das Maravilhas», daquele realizador.

A Associação Internacional de Críticos de Música para Cinema foi criada no final dos anos 1990 e integra jornalistas de rádio, televisão, imprensa e meios online que escrevem sobre composições para cinema e televisão.

SAPO/Lusa

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