O grupo, que vai concretizar a compra por meio da sua filial NBCUniversal, procura assim reforçar a oferta de conteúdos ao adquirir o estúdio responsável por grandes sucessos da animação como "Shrek", "O Panda do Kung Fu" ou "Como Treinares o Teu Dragão".

O estúdio passará assim a fazer parte do grupo Universal, que detém a Universal Pictures, o site Fandango e a NBCUniversal Brand Development.

"A Dreamworks ajudar-nos-á a aumentar nosso volume de negócios com programas para televisão, parques temáticos e produtos derivados", afirma um comunicado assinado por Steve Burke, diretor da NBCUniversal.

Cada acionista da Dreamworks receberá 41 dólares por título, um lucro de 27% comparando com a cotação de quinta-feira em Wall Street.

A transação deve ser concluída no último trimestre de 2016, desde que seja aprovada pelas autoridades americanas, informa o comunicado.

A Dreamworks Animation tem um volume de negócios anual de quase 900 milhões de dólares, obtido com um número limitado de produções.

A empresa já tinha mantido negociações com o grupo japonês de telecomunicações SoftBank e depois com a fabricante americana de brinquedos Hasbro, mas nenhuma delas teve sucesso.