Em "O Artista", homenagem a preto e branco à época do cinema mudo, Uggie interpreta o animal de estimação do conhecido ator George Valentin, interpretado por Jean Dujardin, que venceu o Óscar de Melhor Ator pela sua interpretação no filme.

Para além do filme de Michel Hazanavicius, vencedor de cinco Óscares, Uggie teve participações em fitas como "Água aos Elefantes", ao lado de Robert Pattinson e Reese Whiterspoon, ou "A Campanha", com Will Ferrell e Zach Galifianakis.

A notícia da morte do cão chegou através da sua página de Facebook: "Lamentamos informar todos os nossos amigos, família e fãs do Uggie que o nosso querido rapaz faleceu. Não planeamos partilhar mais posts até nos recompormos um pouco mais mas, infelizmente, alguém divulgou a notícia ao site TMZ e vai ser divulgada em breve."

O post acrescenta que "Uggie tinha um tumor na próstata e está agora num sítio melhor sem sentir dor", agradecendo ainda o apoio dos fãs neste momento "demasiado doloroso".

Uggie foi rejeitado pelos seus primeiros donos por ser "demasiado selvagem" mas foi resgatado de um canil pelo treinador de animais Omar Von Muller.

A sua carreira começou em 2005 com pequenos papéis em alguns filmes mas nenhum dos seus trabalhos foi tão marcante como aquele que fez em "O Artista". A sua interpretação valeu-lhe vários prémios, entre eles o "Palm Dog", uma espécie de prémio paralelo à Palma de Ouro do Festival de Cannes, atribuído à melhor interpretação canina nos filmes em competição.

Em 2012, teve direito a ocupar um lugar no Passeio da Fama, em Hollywood, o quarto cão a conseguir o feito depois de Lassie, Rin Tin Tin e Strongheart.

Uggie terá sido abatido na semana passada em Los Angeles depois de a sua doença ter atingido um estado muito avançado.

O cão tinha até lançado a sua autobiografia, onde pode ler-se "Sim, sempre procurei a atenção das pessoas, mas isso não é o que acontece com todos os grandes atores?".

Reveja o momento em que Uggie celebra a sua presença no Passeio da Fama