Originou uma sequela e um popular musical, mas "Legalmente Loira" começou por ser uma comédia romântica que se tornou um sucesso tão grande em 2001 que fez disparar a carreira da sua protagonista: Reese Witherspoon.

Ela era Elle Woods, a beleza de Beverly Hills e, muito importante, loira natural, abandonada pelo namorado quando este entrou para a faculdade de Direito e percebeu que precisava de uma noiva menos fútil para seguir a carreira política.

Longe de se dar por vencida, ela decidia então ir atrás e tirar o mesmo curso para provar a sua inteligência e reconquistá-lo, mas ninguém a levava a sério por causa do seu estilo "californiano".

Claro que Elle acabava por provar que valia muito mais do que o ex, arranjava um novo namorado (Luke Wilson), novos interesses e fazia um discurso inspirador na cerimónia de fim de curso.

Só que podia ter sido tudo muito diferente: Karen McCullah, uma das argumentistas, revelou à Entertainment Weekly que após Elle provar o seu valor durante o julgamento que se vê no filme, a personagem de Luke Wilson aproximava-se e dava-lhe um beijo. A história avançava então um ano e a "legalmente loira" e a sua antiga rival e nova amiga Vivian (Selma Blair) apareciam a distribuir panfletos da sua nova firma.

Quando o estúdio fez uma sessão de teste ao filme, o público detestou este desfecho.

"Os espectadores da sessão de teste não acharam que era suficientemente emocionante para ela, em termos de sucesso profissional. O beijo fazia parecer que era uma comédia romântica. Eles sabiam que isto não era um filme sobre a rapariga a conquistar o seu homem", explicou.

Após vários rascunhos da história feitos ao longo de dois anos, isto foi uma frustração para a co-argumentista, o realizador Robert Luketic e o produtor Marc Platt: tinham de inventar rapidamente uma nova conclusão, que acabou por ser o tal discurso.

A seguir foi necessário voltar a chamar os atores para rodar as novas cenas, o que foi uma outra complicação.

"Nesse momento, a [Reese] estava em Inglaterra a fazer 'A Importância de Ser Ernesto'.  Tinha cortado o cabelo porque tinha ficado estragado com todos os rolos que tinha sido obrigada a usar, portanto tiveram de lhe colocar uma peruca... o Luke [Wilson] tinha uma peruca porque tinha rapado a cabeça para 'Os Tenenbaums - Uma Comédia Genial', revela Karen McCullah.

Graças à magia do cinema, toda a sequência da cerimónia foi filmada em Londres e as reações do público num estúdio em Burbank, na Califórnia.

"Se prestarmos atenção, percebe-se que a iluminação é um pouco diferente. Mas o novo desfecho era muito mais satisfatório", concluiu.